26.10.15 - Sinpol em Casa - Arquivo Pessoal (1)
Sr. Clodomir e a esposa, D. Valda, receberam o grupo de visitas com carinho e entusiasmo (Fotos: Arquivo Pessoal)

O projeto “Sinpol em Casa” esteve na última quinta, 22, visitando o agente de Polícia Civil aposentado Clodomir Lira da Rocha. O grupo chegou à casa dele por volta das 10h30 e foi recebido por ele e a esposa, a senhora Valdelicia – carinhosamente chamada, Valda.

A conversa ocorreu na varanda da casa, situada no Setor de Mansões Bernardo Sayão, no Guará, rodeada por muito verde, plantas e alguns arbustos. Uma frondosa mangueira já exibindo seus frutos chamou a atenção do grupo.

Seu Clodomir contou ter chegado a Brasília em 1961, vindo do Maranhão, terra natal. Ele trabalhou ajudando na construção da capital federal e, em 1962, ingressou no serviço público no cargo de Guarda de Vigilância. A escolha pela profissão, agente de Polícia, orgulha-o não só pela responsabilidade que o cargo exige, mas pelo legado que ele, juntamente com outros colegas, deixou, contribuindo para que, hoje, tivéssemos a melhor polícia do país. Clodomir acrescentou que se considera um arquivo vivo da Polícia Civil do DF.

A prosa seguiu animada e em meio às lembranças de colegas de trabalho e situações pitorescas das diligências ocorridas em razão da profissão. Clodomir diz que naquele tempo havia pouca assistência para o policial, “mas a população respeitava a polícia”.

Aqui em Brasília, casou-se com dona Valda. Desse-nos que no dia 3 deste mês completaram 54 anos de casados. Viram a casa esvaziando-se quando os filhos começaram a se casar. Hoje, a alegria é completa com netos e até bisnetos.

Clodomir e Valda têm cinco filhos, sendo três rapazes e duas moças – uma delas foi adotada ainda criança; é a única que ainda mora com eles e se chama Maria da Saudade Pereira da Silva, que tem uma filha, Maria Eduarda Pereira da Silva, de 11 anos.

O aposentado falou da sua paixão por Brasília e planeja voltar ao Maranhão, mas reconhece que é aqui, na capital, o melhor lugar para educar a netinha. Dona Valda, ao lado de seu Clodomir, companheira de todas as horas, participou da conversa acrescentando um e outro detalhe aos fatos narrados.

Aos 33 anos de aposentadoria, ele e sua Valda já viajaram muito; fizeram até um cruzeiro marítimo. Clodomir passou por alguns procedimentos cirúrgicos mas segue firme, atento à alimentação e aos cuidados com a saúde. Diz que ter um plano de saúde é fundamental nessa fase da vida e já passou por vários.

Na despedida da visita, uma certeza nós temos: quando a família policial se encontra, é como se a prosa tivesse dado apenas uma pausa no passado e, agora, estamos tendo tempo para continuá-la.

O grupo de visitas do Sinpolzinho entregou ao Seu Clodomir um botom do sindicato, um certificado em forma de homenagem e uma poesia dedicada a ele. Ao amigo Clodomir, todo o nosso respeito e admiração e o desejo de vida longa a ele e sua família.

Poesia:

Àqueles que há muito tempo não vemos
que dedicaram suas vidas em prol da lei e da justiça
Que há muito já se aposentaram, nós sabemos
Registramos aqui o nosso especial “Obrigado”
Pelos anos de trabalho empenhados
A esta instituição chamada Polícia
E seu clodomir saiba que foi um prazer
Uma grande honra para este sindicato o conhecer
E sempre que tiver um tempinho
Apareça no Sinpol pra tomar um cafezinho
Jogar conversa fora e velhos amigos rever.

LOGO DO SINPOL

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação