Visita ao aposentado Gilvan Alves da Costa - Paulo Cabral (2)
Gilvan, agente de polícia aposentado, foi o primeiro visitado pelo “Sinpol em Casa” (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

A manhã desta quinta, 1º de outubro, foi dedicada às memórias e histórias da época em que o agente de polícia Gilvan Alves da Costa estava na ativa. Aposentado há 27 anos, ele esteve afastado dos colegas nos últimos anos – especialmente depois de desenvolver alguns problemas de saúde que limitam a locomoção.

Embora tenha se ausentado, Gilvan jamais foi esquecido. Tanto que ele foi o primeiro escolhido a receber a visita do “Sinpol em Casa”, projeto que a Diretoria de Aposentados e Pensionistas do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) começou a desenvolver nesta quinta.

Ao lado da esposa, Maria Lúcia Costa, com quem está casado há quase 50 anos – a serem comemorados em dezembro deste ano – Gilvan lembrou das histórias durante o trabalho em todas as delegacias por onde passou. O casal mora em Taguatinga, com uma filha – eles têm mais quatro filhos.

CARREIRA

Visita ao aposentado Gilvan Alves da Costa - Paulo Cabral (72)
“Não esperava essa visita. Fiquei muito satisfeito. Gosto muito de receber visitas, ainda mais dos colegas”

Gilvan conta que começou a carreira na então Delegacia de Vigilância e Captura (DVC), atuou na Delegacia do Menor, na 15º Delegacia de Polícia, em Ceilândia, na 24º DP, do Setor “O”, e se aposentou na 19º Delegacia, também em Ceilândia.

“São tantas lembranças boas. Nós éramos muito unidos naquela época, todo mundo trabalhava junto”, recorda-se. Gilvan deixa claro que sente falta dos amigos, principalmente os que foram embora. “Muitos foram morar em Caldas Novas e eu sempre encontrava quando ia para lá. Conversávamos bastante. Mas, hoje, os aposentados estão se espalhando; é preciso voltar a se unir”, afirma.

É justamente dessa ideia que nasceu o “Sinpol em Casa”. O principal objetivo do projeto é visitar esses aposentados para voltar a integrá-los nas diversas atividades desenvolvidas pela sede do sindicato em Taguatinga.

Com esses encontros, que ocorrerão todas as quintas-feiras, além de trazê-los de volta ao convívio social, será possível verificar como anda a vida e rotina desses policiais que não estão mais na ativa.

A diretoria de aposentados também vai fazer o mapeamento de possíveis problemas médicos e jurídicos para que o Sinpol-DF possa auxiliar de forma adequada.

Visita ao aposentado Gilvan Alves da Costa - Paulo Cabral (45)
Gilvan e Maria Lúcia completam 50 anos de casados em dezembro deste ano

HOMENAGEM

“Não esperava essa visita. Fiquei muito satisfeito. Gosto muito de receber visitas, ainda mais dos colegas. Os aposentados estão indo embora, se espalhando. É preciso que a gente se uma mais”, reitera Gilvan.

Ele recebeu uma placa de homenagem enviada pelo presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco, o Gaúcho. A esposa do aposentado também manifestou satisfação com a visita. Ela ressaltou a necessidade dessa iniciativa para que os aposentados continuem mantendo contato com os colegas.

“Essa iniciativa é maravilhosa. Ele gosta muito de receber visitas, pois esses momentos são muito bons para trabalhar a memória. A gente costuma reunir alguns amigos para jogar baralho e passamos horas distraídos. Com certeza, rever os colegas faz bem”, assegura Maria Lúcia.

Assim como Gilvan, outros tantos policiais civis que, também aposentados, foram se afastando do convívio com os colegas receberão as visitas da diretoria de Aposentados.

Visita ao aposentado Gilvan Alves da Costa - Paulo Cabral (64)
Diretoria de Aposentados quer montar grupo de visitantes com outros aposentados

Além dos diretores, outros policiais que queiram integrar o grupo de visitantes são bem-vindos, basta entrar em contato com o Sinpolzinho pelo telefone 3352.6429 ou ir até lá pessoalmente para se inserir no grupo.

“Nossa ideia é resgatar essa relação. Não é porque se aposentou que tem que ficar em casa, se resguardando”, explica o diretor de Aposentados e Pensionistas do Sinpol-DF, Robson Lima.

Na visita desta quinta, além de Robson, o grupo foi composto pelos policiais aposentados Custódio Honório da Silva e Reginaldo Nazário, pela diretora de Cultura e Esportes adjunta, Yáskara Cordeiro, e pela conselheira fiscal Madalena Reis.

 

LOGO DO SINPOL

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação