Brinquedos arrecadados pelos policiais foram doados às 120 crianças da escola (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)
Brinquedos arrecadados pelos policiais foram doados às 120 crianças da escola (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

Eles trocaram as viaturas por carrinhos de pipoca e picolé. Armas, coletes e algemas deram lugar a bonecas, bolas e pipas. E, com solidariedade, colheram os sorrisos de cerca de 120 crianças de uma comunidade carente do Distrito Federal.

Ao longo das últimas semanas, os policiais civis da 6ª Delegacia de Polícia, no Paranoá, arrecadaram recursos dentro da própria unidade e também com familiares e amigos. O resultado foi uma tarde de diversão para as crianças da Escola Classe Capão Seco, localizada na área rural da região administrativa do Paranoá.

A ação, que aconteceu na tarde desta quinta-feira, 8, foi pensada para comemorar o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. Além dos alunos do turno vespertino, as crianças que estudam pela manhã também participaram do momento de lazer.

Confira o vídeo:

Emocionada, a professora Yara Zanchet, diretora da escola, agradeceu aos policiais pela iniciativa. “Ações desse tipo são muito raras aqui, pois é um local muito distante, o que acaba acarretando em gastos maiores, principalmente de combustível, e, no fim, nossas crianças ficam à margem de momentos como esse”, observa.

Além dos brinquedos, as crianças tiveram uma tarde inteira dedicada a brincadeiras
Além dos brinquedos, as crianças tiveram uma tarde inteira dedicada a brincadeiras

“Nós precisamos muito de parcerias desse tipo e ficamos muito felizes com a disposição dos policiais em se aproximar da comunidade e proporcionar um momento de diversão para esses meninos e meninas que tanto precisam”, reconhece Yara.

Isana, de oito anos, conta que ficou muito feliz com a tarde diferente que tiveram. “Nós gostamos e não foi pouco não; foi muito”, revela a estudante do terceiro ano. “Teve pipoca, picolé e um monte de doces. A gente viu a viatura dos policiais e todo mundo ganhou brinquedo”, comemora.

Para essa ação, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) prestou apoio logístico. A primeira secretária do sindicato, Celma Lima, representou a diretoria na atividade. Ela elogia a iniciativa dos colegas da 6ª DP.

“O Sinpol apoia totalmente esse tipo de ação feita pelos policiais que se cotizaram para promover essa festa, sobretudo ao vermos o sorriso no rosto feliz de cada criança que recebeu o presente. A presença da polícia os incentiva a estudar e acreditar em um futuro melhor”, pondera.

O Sinpol-DF também iniciou uma campanha de doação de brinquedos novos e usados. Sob o nome “Policial Solidário, Criança Feliz”, a ação visa mobilizar policiais de todas as unidades da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Segundo Luana de Ávila, iniciativas como essa já fazem parte da cultura da 6ª DP
Segundo Luana de Ávila, iniciativas como essa já fazem parte da cultura da 6ª DP

As doações podem ser entregues na sede da Asa Norte ou na unidade de Taguatinga. O sindicato também irá buscar os brinquedos doados por colegas que não puderem levar até os dois pontos de coleta. A entrega ocorrerá no dia 29 de outubro, em uma creche a ser escolhida pela diretoria.

MOTIVAÇÃO

Uma das agentes de polícia responsáveis por organizar a ação, Luana de Ávila conta que iniciativas desse tipo já fazem parte da cultura da 6ª DP. Durante a Páscoa deste ano, os profissionais da unidade distribuíram mil ovinhos de chocolate pelas ruas do Paranoá.

No Natal do ano passado, além de brinquedos, eles também doaram colchões para uma creche da região.

“Nós fazemos questão de pôr em prática ações solidárias em todas as datas comemorativas, principalmente com enfoque nas crianças. A esperança é muito importante para todos, mas é ainda mais especial durante a infância. É uma semente que alimenta a alma e tem o poder de estimular os sonhos e a busca por uma realidade melhor”, garante Luana.

Equipe da 6ª Delegacia de Polícia
Equipe da 6ª Delegacia de Polícia

Gabriel Guedes, também agente da 6ª DP, explica que a tarde de diversão oportunizou ainda que os policiais mostrassem um outro lado da instituição. “Interagir com a comunidade também é papel da Polícia Civil, e, em momentos como esse, as crianças se divertem ao mesmo tempo que conhecem melhor o nosso trabalho, descobrindo principalmente que não é só de repressão”, revela.

 

 

 

LOGO DO SINPOL

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação