Os diretores discutiram com Eric Seba várias reivindicações da categoria (Foto: Paulo Cabral/Arquivo-Sinpol-DF)

Em reunião com a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) na tarde desta segunda, 19, o diretor-geral da Polícia Civil do DF (PCDF), Eric Seba, desmentiu o boato de que os delegados passariam a chefiar as seções de investigação depois da criação de núcleos com essa finalidade.

O encontro foi solicitado pela diretoria do sindicato para tratar desse e de outros temas relacionados às reivindicações da categoria. A notícia infundada circulou no fim de semana entre a categoria, mas Seba assegurou que isso não vai ocorrer, pois seria “um retrocesso”.

“Fomos manifestar nossa opinião, pois isso seria, realmente, um retrocesso a décadas passadas. É preciso entender que quem faz a polícia são todos os cargos e não só um. É preciso dar o devido valor e reconhecimento a todos”, afirma o presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco, o Gaúcho.

Ainda na reunião, foi discutida a situação dos agentes policiais de custódia lotados na Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP) da PCDF. O acúmulo de trabalho na carceragem e a necessidade de acompanhamento das audiências de custódia está sobrecarregando o trabalho dos agentes, problemas que têm se agravado, inclusive, com a falta de efetivo.

Os diretores Marcele Alcantara e Marcelo Ferreira também estiveram presentes na reunião com a diretoria do Sinpol, que pediu providências para melhorar as condições de trabalho.

O diretor da PCDF também garantiu que os policiais civis lotados no Instituto Médico Legal (IML) não terão que fazer o trabalho dos técnicos de necropsia. A preocupação surgiu porque a categoria da carreira de apoio à PCDF está em greve desde a semana passada.

REMOÇÕES, APROVADOS E GEAP

Gaúcho voltou a cobrar um posicionamento de Eric Seba sobre a proposta de criação do Grupo de Trabalho (GT) para debater o concurso de remoções, uma das reivindicações que decorreu na greve deflagrada pelos policiais civis no mês passado.

O diretor da PCDF garantiu que a portaria regulamentando a criação do GT será publicada no Diário Oficial do DF ainda nesta semana. A partir disso, serão definidas as datas das reuniões.

Outra demanda cobrada pelo Sinpol-DF foi a nomeação dos mais de 400 aprovados no último concurso. Eric Seba informou que tratará do assunto nesta semana, em uma reunião com o governador Rodrigo Rollemberg. “Temos reiterado a necessidade dessas convocações, pois o número de aposentados só aumenta e a tendência é de que isso se agrave”, analisa Gaúcho.

Mais uma vez, foi reforçada a questão da falta de efetivos nos plantões e da situação de alguns postos de trabalho que têm ficado com apenas um agente policial.

A inclusão dos policiais civis do DF no plano de saúde Geap está cada vez mais perto de se realizar, segundo informou o diretor da PCDF. Eric Seba avisou que as negociações estão adiantadas e que isso pode ocorrer já a partir do ano que vem.

“É uma boa notícia, pois nós do sindicato provocamos essa questão, fizemos a consulta e corremos atrás. Vamos, porém, aguardar mais novidades. Temos que ter detalhes sobre como vai funcionar, quem vai poder aderir. Teremos, em breve, uma reunião para tratar apenas desse assunto”, afirma o presidente do Sinpol-DF.

LOGO-DO-SINPOL-300x294JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação