Assembleia mudanca do  Estaturo - Paulo Cabral (52)
Parte do novo Estatuto foi votada na quinta; nesta sexta, assembleia terá continuidade (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

Na tarde da última quinta, 22, diretoria e filiados ao Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) iniciaram as deliberações acerca da proposta de modernização do Estatuto Social da entidade, a lei máxima que a rege.

Ao início da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) foi definida a metodologia das discussões.

Seguindo a ordem numérica, foram lidos cada um dos artigos, sendo destacadas as alterações propostas pela comissão. Em seguida, eram votados o texto originalmente sugerido e possíveis novas sugestões apresentadas pelos policiais presentes. O artigo seguinte só seria deliberado após discutido e aprovado o anterior.

E assim as votações avançaram até o Art. 24, quando foi encerrado esse primeiro encontro. Às 14h desta sexta-feira, 23, a AGE será reiniciada, seguindo a partir do Art. 25.

Assembleia mudanca do  Estaturo - Paulo Cabral (69)
Assembleia ocorreu no auditório do IESB, na Asa Sul; categoria foi convocada a participar

ALTERAÇÕES

Entre os pontos já aprovados estão a redução e redefinição da estrutura da diretoria. A partir das próximas eleições, o Sinpol-DF será administrado por uma diretoria composta, entre titulares e adjuntos, por 18 membros e não mais 27. Para isso, algumas pastas foram fundidas e outras extintas.

Os diretores terão mandato de três anos, podendo se reeleger uma única vez, e as eleições serão fixadas no mês de março, sem a antiga flexibilidade de 90 dias. Definiu-se ainda o início do ano civil em 1º de maio, com fim em 30 abril do ano seguinte.

Foi aprovada também pelos presentes a possibilidade de convocação de Assembleia Geral Extraordinária por maioria absoluta dos representantes sindicais, o que anteriormente não era previsto, e também por 1/5 dos associados, quando antes eram necessários 2/3.

NOVIDADES

Assembleia mudanca do  Estaturo - Paulo Cabral (30)
Primeira parte da assembleia votou até o Artigo nº 24

Outro avanço foi o estabelecimento do Congresso dos Policiais Civis do Distrito Federal, que deverá será realizado pelo sindicato de dois em dois anos. Ele terá como finalidade analisar a situação geral da categoria, as condições de funcionamento e desenvolvimento da sociedade brasileira e, sobretudo, definir o programa de trabalho do Sinpol-DF.

Também é novidade a exigência de ao menos 1% dos associados em dia com suas obrigações sindicais para abertura de assembleia geral convocada para deliberar sobre novas alterações estatutárias.

 

LOGO-DO-SINPOL-300x294

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação