10.07.15 - Reuniao MPog - Gaúcho
Reunião ocorreu na sede do MPog, com a diretoria do Sinpol-DF e representantes do GDF (Foto: Sinpol-DF)

O reajuste salarial para os policiais civis do Distrito Federal foi tema de reunião entre Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), a Secretaria de Relações Institucionais do GDF e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

O encontro ocorreu na última quinta-feira, 9, na sede do órgão federal.

Do Sinpol, participaram o presidente, Rodrigo Franco, o Gaúcho, o primeiro vice-presidente, Renato Rincon, a segunda vice-presidente, Marcele Alcântara, e o secretário-geral Paulo Roberto Sousa.

Eles foram recebidos pelo secretário de Relações Institucionais do DF, Marcos Dantas, acompanhado pelo assessor Fabrício Moser, e pelo secretário de Recursos Humanos do MPOG, Sérgio Mendonça, que estava com Edina Maria Rocha Lima e Vladimir Nepomuceno, também assessores.

Na reunião, a diretoria do Sinpol-DF manifestou preocupação com a demora para receber uma resposta sobre a participação nas discussões do reajuste dos servidores federais. O sindicato havia solicitado isso há cerca de dois meses, por ofício.

“Nós temos uma preocupação grande com a defasagem salarial dos policiais civis do DF. As demais carreiras da União e do GDF foram reestruturadas nos últimos anos, mas os policiais civis ficaram de fora dessas negociações”, explicou Gaúcho. Segundo ele, o último reajuste – de 15,8% – foi oferecido a todo o funcionalismo, mas não trouxe ganhos reais à categoria.

O presidente do Sinpol-DF destacou, ainda, que a situação dos policiais civis da capital federal é peculiar porque as negociações devem ser tratadas tanto com o governo distrital, quanto com o federal.

“Temos um tratamento isonômico com o Departamento de Polícia Federal que é histórico e legal. Isso não pode ser rompido”, reivindicou Gaúcho.

INTERFACE

Sérgio Mendonça concordou com as ponderações. Ele explicou que o diálogo com o GDF é necessário por causa do Fundo Constitucional, mas destacou que qualquer projeto de reajuste aos policiais civis deve partir do Governo Federal.

Marcos Dantas demonstrou entender a necessidade dessa interface e disse estar disposto a dialogar com a categoria e com a União.

Ficou acertado que após a nova rodada de negociações – que ocorre até o dia 21 deste mês – e de uma conversa com os policiais federais, será realizada uma reunião “espelho” com os policiais civis do DF, junto com o GDF.

LOGO-DO-SINPOL-300x294JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação