Inauguracao Sinpolzinho (124)
Nova sede do Sinpolzinho foi inaugurada com evento para aposentados e pensionistas (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

A manhã foi de festa e confraternização para aposentados e pensionistas do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). Nesta sexta-feira, 17, foi promovido o tradicional Café da Manhã Julino na nova sede do sindicato em Taguatinga, o Sinpolzinho.

Dezenas de policiais e familiares participaram do festejo, que contou com muita música e comidas típicas. Foram ainda sorteados diversos brindes oferecidos por empresas parceiras e conveniadas.

Veja mais: galeria de fotos do evento

Segundo Robson Lima, diretor de Assistência de Aposentados e Pensionistas, “essas atividades têm o propósito de atrair a família policial, resgatando a união de antigamente”. Para ele, além de ser uma forma aproximar os policiais, é uma forma de reduzir a distância entre o sindicato e os sindicalizados.

Robson (20)
Robson ressalta que essas comemorações acabam possibilitando o reencontro de colegas e amigos

O diretor conta ainda que “o pessoal gosta muito desses encontros e a participação é sempre alta”. “É uma forma de rever os colegas, matar as saudades e integrar as gerações mais antigas com os policiais que se aposentaram mais recentemente”, acrescenta Robson.

Yáskara Cordeiro, diretora de eventos do Sinpol, conta que realiza os eventos com amor e que se emociona ao receber o carinho dos aposentados.

“É muito gratificante receber o retorno e os elogios deles. É sinal de que atingimos nosso objetivo de fazer com que se sintam em casa, mostrem seus talentos e troquem experiências com os novinhos. Poder proporcionar isso nos toca profundamente”, diz.

Inauguracao Sinpolzinho (40)
Yáskara destaca o respaldo dos aposentados e pensionistas sobre os eventos voltados a eles

Madalena Reis, conselheira fiscal do Sinpol-DF e uma das organizadoras do evento, compartilha da mesma opinião. “Participam desde os policiais que têm as primeiras matrículas na Polícia Civil até os que se aposentaram no mês passado”, revela.

“A ideia é promover a descontração, o reencontro, a troca. E o nosso propósito não é só dividir o pão, mas também dividir as experiências, compartilhar os causos, rever os colegas e construir novas amizades”, ressalta Madalena.

PARTICIPAÇÃO

Um dos policiais aposentados que prestigiaram a festa, Antônio Miranda, conhecido como Mirandinha, também aproveitou a oportunidade para comemorar os 18 anos de sua aposentadoria.

Ele conta que participa de quase todos os eventos do Sinpolzinho como “forma de reencontrar os grandes amigos e uma quantidade imensa de colegas e toda a família policial”.

Mirandinha (20)
Segundo Mirandinha, preocupação do Sinpol-DF com os aposentados gera conforto

O policial aposentado, que ingressou na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) ainda na década de 70, diz frequenta o Sinpolzinho constantemente para se manter atualizado sobre as ações do sindicato. “Gera um conforto muito grande saber que há uma instituição por trás de toda a categoria que também está preocupada com dos aposentados”, conclui.

Esse foi o primeiro evento para aposentados que a papiloscopista Gracilene Queiroz participou desde que se aposentou no último mês de abril. Ela observa que antes de entrar para o quadro da PCDF, trabalhou, por sete anos, na Papuda na carreira de apoio.

“Nesse período, eu era muito nova e os meus amigos eram todos mais antigos. Eu aprendi tanto com eles, que não quero perder o contato”, afirma.

Gracilene Queiroz (12)
Gracilene diz que contato com os colegas faz parte da história da vida dela; algo que não quer perder

“Na Polícia Civil, eu sempre trabalhei no plantão. Era muito puxado, mas foi um trabalho que eu gostei muito de fazer, então não vou deixar tudo isso para trás como que não fosse parte da minha história. Faço questão de manter esses laços e esses eventos são ótimas oportunidades”.

NOVA SEDE

Finalizadas as últimas melhorias e reformas, o café da manhã serviu também com inauguração oficial da nova sede do Sinpolzinho em Taguatinga Norte. Com a mudança de ambiente, será possível colocar em prática diversos projetos desenvolvidos pela diretoria do sindicato.

Além de uma economia de cerca de R$ 30 mil por ano com o aluguel, o novo espaço passa a contar com uma estrutura que possibilita festas, como a desta sexta, e diversas atividades de recreação voltadas para os aposentados e pensionistas sobretudo, além de serviços como o atendimento jurídico – que anteriormente só era realizado na sede da Asa Norte.

A partir deste segundo semestre, a unidade passará a disponibilizar aulas de inglês, informática e pilates, além de sessões de cinema. Robson Lima ressalta que deverá ser montada também uma biblioteca no local. Ele observa ainda que “a área social também está disponível para os filiados realizarem encontros, com a possibilidade, inclusive, de uso da churrasqueira nessas confraternizações”.

Para Madalena Reis, “ainda que o sindicato esteja voltado para a garantia dos direitos e para a luta pelo reconhecimento da categoria, ele também está preocupado com a qualidade de vida e o bem estar físico e social dos filiados e por isso desenvolvemos vários projetos tanto para os aposentados e pensionistas como para os policiais da ativa”.

LOGO-DO-SINPOL-300x294

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação