Manifestação APC 10.03.15 Otto Peyerl -13
Grupo de 475 aprovados no último concurso, já formados pela Academia, aguarda apenas a nomeação (Fotos: Otto Peyerl/Arquivo Sinpol-DF)

Na tarde desta sexta-feira, 5 de junho, o governador Rodrigo Rollemberg anunciou, em sua página no Facebook, que vai nomear 48 dos 475 policiais aprovados no último concurso da Polícia Civil do DF (PCDF).

Sem apresentar mais detalhes ou um cronograma de nomeações, Rollemberg disse que essa é a quantidade viável agora e que, depois, novas nomeações devem acontecem. “Esse número foi o possível neste momento. Mais adiante, quando melhorarmos nossa situação, espero chamar outros”, escreveu.

Leia mais: GDF se abstém de nomeações e sindicado fará assembleia no Buriti

Policiais civis paralisam as atividades e enviam recado ao GDF

Para o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), Rodrigo Franco, o Gaúcho, apesar de se tratar de um sinal positivo, esse posicionamento do governo não resolve nem uma parte do problema, principalmente porque não há a confirmação sobre se até o fim do ano mais policiais serão chamados.

“Somente com a entrada de todos os 475 aprovados vamos suprir a demanda dos aposentados desse ano. Isso é o mínimo”, afirma Gaúcho.

Além disso, o Sinpol-DF aguarda o quanto antes a volta de 200 agentes policiais de custódia que estão lotados na Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), órgão ligado à Secretaria de Justiça, e que cuida dos presídios do DF.

Como a Polícia Civil não administra mais os presídios, os agentes devem voltar para a corporação e trabalhar na carceragem e nas escoltas de presos. Segundo determinação em lei, o prazo de 180 dias para reintegração dos policiais acaba no dia 28 de junho.

De acordo com Gaúcho, o governo deve atuar para garantir a volta desses profissionais. “É necessário garantir a apresentação deles no órgão de origem. Há uma necessidade imensa deles aqui”, ressalta.

LOGO-DO-SINPOL-300x294

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação