Mari Trindade recebeu do Sinpol-DF um documento com 24 itens (Foto: Shirley Marques/Sinpol-DF)
Mari Trindade recebeu do Sinpol-DF um documento com 24 itens (Foto: Shirley Marques/Sinpol-DF)

Na manhã de quinta, 12, a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) participou de reunião com Mari Trindade, subsecretária de Relações do Trabalho e do Terceiro Setor da Secretaria de Relações Institucionais e Sociais do Distrito Federal (Subtrats-Seris), para discutir as reivindicações mais urgentes dos policiais civis do DF. Essas exigências foram listadas em um documento que tem, no total, 24 itens.

O encontro teve a participação do presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco, o Gaúcho, do primeiro vice-presidente, Renato Rincon, da segunda vice-presidente, Marcele Alcântara, do secretário-geral Paulo Sousa e da primeira secretária Celma Lima. Ainda pelo Governo do Distrito Federal (GDF), houve a presença do coordenador de Articulação com Entidades de Classe e Categoria Profissional do DF, Rosalvo Filho.

O presidente do sindicato destacou alguns dos pleitos mais urgentes para a categoria, que demandam atenção do GDF, como a reestruturação da Polícia Civil do DF (PCDF) que contempla três eixos: nível superior, atribuições e realinhamento salarial. “Pedimos, ainda, que fossem reajustados os auxílios alimentação e saúde, pois o valor não acompanha o custo de vida atual na cidade; há uma defasagem alta. Também deixamos claro que a falta de efetivo tem causado prejuízos no atendimento à população e aos policiais civis, que hoje trabalham em regime de sobrecarga”, relata.

Além disso, outros pontos importantes foram discutidos, entre eles, a implantação de uma nova escala de trabalho nos plantões, a criação de um concurso de remoções da categoria que estabeleça regras claras para as transferências de efetivo e a nomeação dos 475 aprovados no último concurso da Polícia Civil. “É necessário que se estabeleça um cronograma de nomeações o quanto antes”, cobrou Gaúcho.

Mari Trindade recebeu o documento elaborado pelo Sinpol-DF e mostrou-se sensível aos pleitos da categoria. Para que as discussões continuem e se traduzam em medidas práticas para atender à pauta, foi agendada para o início de março uma nova reunião entre a subsecretária, a diretoria do Sinpol-DF e o diretor-geral da Polícia Civil do DF, Eric Seba.

Filiação