IMG_2433Uma árvore de poemas, pérolas do repertório popular em voz e violão, performances de dança de salão, sorteio de presentes, o reencontro dos amigos e o maior contato entre as diferentes gerações de profissionais da Polícia Civil. Foi o que os participantes do 1ª Sarau de Natal dos Aposentados e Pensionistas do Sinpol-DF puderam prestigiar e aproveitar nas duas edições do evento, realizadas no dia 12, sexta-feira, na sede do Sinpolzinho, em Taguatinga e no dia 17, quarta, no Salão Solar do Ipê, em Sobradinho.

Entre as atrações culturais, foram apresentadas e sorteadas coletâneas poéticas do policial Emerson de Vaz Borges como “O Cerrado Vive em Mim”, publicado em 2012 e “Vialacteano”, de 2009.  No sarau em Sobradinho, o autor declamou poemas. A cantora Cristina Leal interpretou temas da música popular brasileira. A música cristã se fez presente com o cantor e compositor Moisés Moreno, papiloscopista, que também distribuiu gratuitamente exemplares de seu cd. Policiais aposentados deram seus testemunhos sobre suas carreiras e de seus colegas na PCDF, num quadro que trouxe reflexões sobre vida profissional, amizades e os diversos elementos que compõem a visão dos policiais civis sobre suas vidas e vocações.

IMG_2032

Os convidados também puderam aprender alguns passos com
os dançarinos da Corpos em Par.

A academia Corpos Em Par, do papiloscopista William dos Santos, aceitou o convite do Sinpol-DF e levou seus dançarinos para uma apresentação de dança de salão.

IMG_2515

Nos dois saraus, sorteios de brindes animaram a festa.

Entre os participantes, o evento mostrou-se uma iniciativa acertada. “Gostei muito do Sarau, achei ótima a idéia. É disso que estamos precisando. Que venham os próximos, cada vez melhores”, disse  o agente de polícia aposentado Eliezer Paulino da Silva. A pensionista Maria Zuleide Camelo da Silva parabenizou o trabalho da diretoria do Sinpol, e lembrou de outra programação realizada em 2014: a excursão dos aposentados a Corumbá. “Não quero perder a próxima”, afirmou.

IMG_1939

No reencontro dos amigos, muitas histórias e reflexões sobre a vida do policial civil.

O diretor de Aposentados e Pensionistas do Sinpol-DF, Robson Lima, avisa que a sede do Sinpol em Taguatinga, atualmente passando por reformas, em breve se tornará um centro de convivência para esse segmento de filiados ao sindicato. Atividades como jogos, cursos de inglês, informática, artesanato e outras atividades já estão sendo programadas.

Madalena Reis, a “Madá”, destacou que a realização de dois saraus, em locais e datas distintos, foi pensada visando alcançar um número maior de filiados, avisando que a realização mais saraus, um pedido dos participantes, já está nos planos da diretoria.

“Para nós é uma grande honra poder promover iniciativas que beneficiem os aposentados e pensionistas. Quando lutamos pelos direitos dos policiais civis, também estamos defendendo estes que construíram, com seu trabalho, o legado histórico da PCDF”, afirma Rodrigo Franco, o “Gaúcho”, presidente do Sinpol-DF.

Para ver mais fotos, acesse a área restrita.

 

 

Filiação