Na busca do reconhecimento dos cargos da carreira Policial Civil do DF como de nível superior, o presidente do Sinpol, Ciro de Freitas, os vice-presidentes Luciano Marinho e André Rizzo, além do presidente da Feipol Centro-Oeste e Norte e diretor do Sinpol, Divinato da Consolação estiveram reunidos com o Diretor Geral da PCDF, Jorge Xavier. Também participaram os delegados Rossi e Laércio Rosetto, da Assessoria Jurídica da PCDF.

Inicialmente, o presidente do Sinpol mencionou que encaminhou documento à Direção Geral solicitando estudo e ainda que a instituição se manifestasse sobre o tema, uma vez que a demanda melhoraria as condições de trabalho dos policiais, além de criar perspectivas ao longo da carreira dos servidores da PCDF.

O presidente do Sinpol argumentou que o significado deste reconhecimento é a valorização da carreira e que novas portas para negociações futuras seriam abertas, de uma forma mais abrangente. “E como aos policiais é exigido nível superior para ingresso na carreira, e suas atividades são de nível intermediário, uma vez implementada a mudança, romperemos com as amarras e barreiras que nos impediam de avançar em outros níveis de remuneração”.

Já o vice-presidente, Luciano Marinho afirma que: “Com o reconhecimento dos cargos da carreira como de nível superior, poderemos exercer atividades e assumir responsabilidades em cargos de gestão, além dos que até agora ocupamos. Isto não significa criar ou estimular conflitos internos, mas antes de tudo, elevar, qualificar e valorizar o policial civil que faz de sua atividade uma vocação para o resto de sua vida profissional”.

“É contraditório exigir diversas formações superiores para ingresso na PCDF, sendo que suas atividades são de nível médio. Essa situação causa certo descontentamento, pois de que adianta uma Instituição exigir qualificação acadêmica para o acesso e não reconhecer os cargos da carreira Policial Civil como de nível superior?”, complementa o 2º vice-presidente, André Rizzo.

Ao final, Jorge Xavier se mostrou favorável ao assunto e disse que encaminhará parecer sobre este tema ao GDF, contendo o posicionamento da Direção Geral da PCDF, o que contempla o interesse dos servidores da instituição.

REUNIÃO COM REPRESENTANTES SINDICAIS – Diante da proximidade da votação do projeto que contempla o reajuste salarial dos servidores públicos de 15,8%, que deverá correr no início da próxima semana, o tempo para promover este debate com a categoria se tornou escasso. Diante desta situação, o Sinpol pede aos representantes sindicais que participem da reunião desta quinta-feira (14), às 14h30, na sede do Sinpol, quando ainda serão tratados os seguintes temas: aceitação ou rejeição de 15,8%, nas condições propostas pelo GDF, o reconhecimento dos cargos da carreira de policia civil do DF como de nível superior, o plano se saúde subsidiado a ser implementado a partir de julho deste ano e a renomeação do cargo de agente penitenciário.

Aquelas unidades policiais que não possuem representante sindical, o Sinpol solicita encaminhem um representante para participar das discussões.

“O GDF tem sido receptivo no reconhecimento e precisamos encaminhá-lo com urgência, pois existem outros assuntos atrelados a este. Com isso, poderemos, com o aval da categoria, dar prosseguimento às tratativas”, finaliza Ciro de Freitas.

“Nossa vitória será sempre proporcional à nossa luta”.

Filiação