Um grupo de policiais civis do DF, juntamente com o Sinpol, realizaram uma manifestação durante a Corrida de Reis, ocorrida no sábado (26), em protesto à postura do Governo do Distrito Federal (GDF) ao trair novamente a categoria e não encaminhar a negociação salarial que foi acordada. Os policiais civis querem a reestruturação da carreira, mas na contramão do pleito, estão com seus salários congelados desde 2006 e sequer houve reposição das perdas inflacionárias durante o período.

A competição contou com a participação de aproximadamente de 16 mil corredores, e, dentre eles centenas de policiais civis. No local, o Sinpol montou um ponto de apoio para os servidores da PCDF, onde foi servido água e frutas. Além disso, foram distribuídas aos corredores camisetas em protesto contra o GDF.

Durante o evento, muitos atletas e populares apoiaram e fizeram coro com os policiais que se manifestaram pacificamente, gritando palavras de ordem contra a ineficiência do Governo do Distrito Federal (GDF) em valorizar a PCDF. Além disso, ao longo dos 10 quilômetros do percurso foram colocadas faixas de protesto pelo Sinpol.

O Presidente do Sinpol, Ciro de Freitas disse que a categoria está indignada com a forma como foi tratada pelo GDF, que negociou com os policiais civis, mas encaminhou minuta de Projeto de Lei à Casa Civil do Governo Federal com conteúdo diferente. “Percebemos que outras categorias têm avançado, mas os policiais não encontram entendimento com o GDF. Exigimos respeito e não descaso. Passados dois anos de governo, somente aumentou a insatisfação de todos os servidores que compõem a Segurança Pública do DF”, afirmou.

O presidente finalizou dizendo que: “Esta foi primeira de muitas manifestações dos Policiais Civis para o ano de 2013, pois não vemos qualquer empenho do GDF em resolver a questão salarial dos servidores da PCDF”.

GALERIA DE FOTOS

Filiação