Na tarde desta quarta-feira (5), o presidente do Sinpol Ciro de Freitas, o vice-presidente Luciano Marinho e diretores da entidade acompanharam na Comissão Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, da Câmara Federal, a votação do PL 4.366/12, que trata do aumento do quadro para as carreiras que compõem a Polícia Civil do Distrito Federal. O projeto relatado pelo deputado federal João Campos (PSDB/GO) foi aprovado e agora segue para a Comissão de Finanças e Tributação.

Ao todo, deverão ser criados 3029 cargos, entre escrivães, peritos e demais carreiras que compõem a PCDF distribuídos da seguinte forma: 200 cargos de delegado; 199 de perito criminal; 89 de perito médico-legista; 2000 de agente de polícia; 495 de escrivão e 55 cargos de papiloscopista policial.

Em seu relatório, o deputado João Campos explicou que o quadro da PCDF permanece inalterado há aproximadamente 20 anos, não acompanhando o crescimento populacional, que praticamente triplicou. Ele justificou ainda que para atender à demanda, novas unidades policiais tiveram de ser criadas, mas sem efetivo suficiente para que a sociedade pudesse ser atendida na sua plenitude. Mesmo diante de um quadro defasado, João Campos elogiou a eficiência da Polícia Civil do DF que constantemente tem sido chamada a colaborar em situações que ocorrem no país e até mesmo no exterior. “Diante disso, é urgente a necessidade do aumento do quadro da PCDF, uma vez que observamos a criminalidade avançar na Capital que abriga representações de todos os poderes e nações”, disse o deputado em seu voto.

Destaque importante foi a apresentação de emenda pelo parlamentar, que ao ser informado pelo Sinpol e entidades de classe da PCDF, que havia erro material no projeto original, incluiu no PL, o cargo de Agente Penitenciário como integrante da carreira Policial Civil do DF.

Ao final, o presidente do Sinpol comemorou a aprovação do projeto: “Este é um pleito da categoria. O Sinpol continuará acompanhando cada tramitação deste PL, já que é de extremo interesse de todos os policiais civis que o aumento do quadro passe a ser uma realidade e tenhamos mais servidores para atender a população do DF e desafogar os colegas que hoje se desdobram para dar conta do serviço”.

Já o vice-presidente Luciano Marinho disse que é preciso reconhecer e valorizar a atuação dos Deputados João Campos e Ronaldo Fonseca (PR/DF) que apoiaram e conseguiram colocar o projeto na Ordem do Dia para votação.  “O Sinpol aproveita para fazer agradecimento especial a estes parlamentares que têm se mostrado amigos e parceiros da Polícia Civil em todas as matérias que chegam ao Congresso Nacional”, finalizou.

Também estiveram presentes na votação, representantes do Sindicato dos Delegados de Polícia do DF (Sindepo) e da Associação dos Delegados Polícia do DF (Adepol).

GALERIA DE FOTOS

Filiação