No início da tarde desta quarta-feira (12), os policiais civis foram à Câmara Legislativa do DF para acompanhar a votação do requerimento para convocação do gestor do Fundo Constitucional. Porém, antes de chegarem ao local, o presidente do Sinpol, Ciro de Freitas, foi informado que o presidente da CLDF, Patrício, encerrou a sessão ordinária, 10 minutos depois de sua abertura, por falta de quórum.

Revoltados com a postura do deputado, os policiais queimaram um caixão em frente à CLDF em protesto contra a atitude de Patrício. “Com este ato covarde o Cabo Patrício trai toda a população a partir do momento que começa e encerra uma sessão ordinária impedindo que o quórum se formasse e o requerimento fosse aprovado. Mas nesta quinta-feira (13), estaremos novamente na Câmara Legislativa para pressionar pela aprovação da convocação e retornaremos quantas vezes forem necessárias”, disse o presidente, Ciro de Freitas.

Logo depois, os policiais retornaram à Praça do Buriti onde foram para as margens da calçada, se posicionaram de costas ao Palácio do Buriti e queimaram dois caixões em protesto, a morte da autonomia do GDF em relação ao Governo Federal, e o outro pelo descumprimento do acordo com a categoria, gerando o fim da credibilidade no Governo do Distrito Federal.

O vice-presidente, Luciano Marinho pediu a todos que se mantenham mobilizados e que participem dos movimentos. “Os ganhos são para todos e cada policial precisa se empenhar, participar e cobrar a presença dos faltosos ao movimento”. O vice-presidente disse que a categoria não descansará enquanto o GDF se manter em silêncio: “O Governo tem que dialogar conosco e fazer valer o acordo assinado com os policiais civis”, concluiu.

O deputado Wellington Luiz voltou a manifestar seu apoio à categoria e continua se colocando como interlocutor para tentar buscar uma solução para que os pleitos dos policiais civis sejam implementados: “Infelizmente o GDF fechou as portas para o diálogo e entendo isso como um problema grave, pois quem perde com essa situação é a população do DF”.

CONVOCAÇÃO – O Sinpol convoca toda a categoria para mobilização no acesso principal da Câmara Legislativa, nesta quinta-feira (13), à partir 13h, para pressionar os parlamentares para que aprovem o requerimento de convocação do Gestor do Fundo Constitucional. O Sinpol ressalta que é de extrema importância a presença dos policiais, vestindo camisas ou coletes da PCDF e lembra que esta será uma importante manifestação do movimento grevista.  

Filiação