Em prosseguimento às tratativas junto ao GDF, no sentido de efetivar os pleitos constantes no acordo firmado com a categoria policial em abril deste ano, ocorreu na noite desta quarta-feira (7), reunião entre o Secretário de Administração, Wilmar Lacerda, o presidente do Sinpol, Ciro Freitas e os vice-presidentes Luciano Marinho e André Rizzo, além dos representantes do Sindepo, Adepol , Agepen e ABPC.

Na oportunidade, o secretário disse que estava recebendo as entidades com satisfação por voltar a tratar dos pleitos da categoria e informou que nesta terça-feira (6) esteve pessoalmente com a Ministra da casa civil da Presidência da República, para tratar assuntos de interesse do GDF, entre eles, aqueles referentes aos Policiais Civis, que são: a publicação do decreto que altera os critérios de progressão da categoria, a transformação do cargo de agente penitenciário e o aumento do quadro funcional, a pedido do governador Agnelo Queiroz. Lacerda afirmou também que, uma vez que a categoria não está mais em greve e sim obedecendo ao que preceitua a Operação Legalidade, é importante que o diálogo seja restabelecido e que: “O GDF tem interesse em honrar os compromissos com os policias”.

O Secretário de Administração agendou outra reunião no Ministério do Planejamento, para a próxima terça-feira (12), às 18h30 a fim de discutir os pleitos e a implementação de uma mesa conjunta entre representantes das entidades de classe dos Policiais Civis, GDF e MPOG. Além disso, se comprometeu em retornar a Casa Civil do Executivo Federal, juntamente com as entidades representativas da PCDF para tratar, em especial, da publicação do decreto de progressão e demais pleitos que podem ser encaminhados por aquela instância.

Durante a reunião com as entidades, o Secretário mencionou também o interesse do Governo em implementar o plano de saúde voltado para os servidores do GDF, mas que ainda não está formatado. A indefinição está no sentido de se aplicar através das operadoras de saúde estabelecidas no mercado ou por meio de subsídio, neste tema, o Sinpol se manifestou favorável ao modelo aplicado aos servidores públicos federais, que é por meio do subsídio, já que implementando, não necessitará dos servidores mudarem de plano e, com isto, ocorrerá menos transtornos aos usuários.

Foi tratado ainda o tema da reclassificação dos cargos de chefias e assessoramento e quanto à criação da gratificação dos chefes dos plantões, já está sendo finalizado o estudo para implementação.

O presidente Ciro de Freitas afirma que “esta foi a primeira reunião convocada pelo GDF com as entidades representativas dos policiais civis após o fim da greve e início da Operação Legalidade, cobraremos para que nesta nova etapa o Governo dê a celeridade necessária, já que a categoria está muito ansiosa e apreensiva, o Sinpol vai continuar atento no sentido de cobrar o cumprimento do acordo com a categoria”.

Já o vice-presidente do Sinpol, Luciano Marinho diz que “o retorno das discussões com o Governo é importante, pois demonstra boa vontade, principalmente do secretário Wilmar Lacerda, que tem dado os primeiros passos na reaproximação, o que deve ser valorizado nesse momento. Esperamos que essa ação seja efetiva no sentido de cumprir o acordo. Enquanto categoria, vamos continuar cobrando”.

O segundo vice-presidente André Rizzo ressalta que “o caminho de negociação tem de continuar e esperamos que as ações implementadas pelo secretário de administração rendam os frutos que a categoria anseia”, afirma André Rizzo.

Filiação