Como resultado das negociações entre Sinpol, entidades de classe da PCDF e o governo local, foi publicado nesta quinta-feira (15), no Diário Oficial do DF o decreto de nº 33415, que reclassifica os cargos de chefias e cria os cargos de chefe de plantão e coordenador de plantão.

Segundo o presidente do Sinpol Ciro de Freitas, a reclassificação e a criação das chefias de plantão são antigas reivindicações da categoria e foram acrescentadas como pauta alternativa aos pleitos acordados entre o GDF e a categoria. “O Sindicato estava na defesa dessa demanda e, graças ao empenho das entidades e mobilização da categoria, alcançamos mais esta vitória”, destacou o presidente do Sinpol.

O vice-presidente Luciano Marinho avalia que, “embora a categoria tenha pleitos que ainda não foram atendidos de modo imediato, é necessário avaliar avanços desta natureza como positivos, pois é o reconhecimento da luta de profissionais que merecem ser valorizados”.

O presidente do Sinpol Ciro de Freitas afirma que a implementação deste item faz justiça ao chefe de plantão, uma vez que há muito tempo esses profissionais estavam desmotivados. “Com o reconhecimento do trabalho desses policiais que ocupam cargos de tamanha responsabilidade, eles têm mais estímulos para realizar suas atividades”, conclui.

 Memória

 Desde 1999 o Sinpol coloca em sua pauta de reivindicações essa contrapartida por parte do Estado para os plantonistas. Em reuniões com a DGPC e o governo local, o presidente do Sinpol Ciro de Freitas expôs que os valores pagos aos policiais civis ocupantes de cargos de chefias estavam defasados e necessitavam de revisão, “uma vez que a responsabilidade assumida pelo policial é muito grande se comparada ao retorno financeiro oriundo da chefia que ocupa”, disse Ciro.

O vice-presidente Luciano Marinho reiterou que: “Quem assume responsabilidade derivada de chefia deve ser recompensado na proporção de suas atribuições funcionais, e a reclassificação das chefias nesse momento é, antes de tudo, uma questão de justiça”. 

Além de solicitar o ajuste dos valores devidos aos Policiais Civis, o Sinpol solicitou da DGPC, por meio do ofício de nº 184/2011 que os cargos de chefias de plantão também fossem remunerados na mesma proporção que outros cargos já existentes no âmbito da PCDF. “Desde a criação da Polícia Civil existe o cargo de chefe de plantão, no entanto, jamais foram tratados como deveriam”, afirmou Luciano Marinho, acrescentando que os policiais merecem o diferencial na remuneração.

O Sinpol parabeniza a categoria por mais esta conquista, pois se não fosse a união dos Policiais Civis, ela não seria implementada nesta data. O Sindicato solicita que os policiais continuem mobilizados e reitera que a entidade cobra diuturnamente que o acordo do GDF com a categoria seja cumprido.

Filiação