O presidente do Sinpol Ciro de Freitas e o vice Luciano Marinho estiveram reunidos nesta segunda-feira (27), com o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento e Gestão, Duvanier Paiva, para tratar do acordo firmado pelo GDF com a categoria policial civil, em abril deste ano, mas que só poderão ser efetivados mediante atos do governo federal. Também estiveram presentes na reunião o chefe da Assessoria Insitucional da PCDF, Jurandir Teixeira; o presidente do Sindepo, Benito Tiezzi; o presidente da Adepol José Werick; e a presidente da Agepen, Marcele Alcântara.

O secretário disse que em relação aos processos que pugnam pela transformação de cargo de agente penitenciário para agente de polícia e ao decreto de progressão dos policiais, afirmou que precisam ser revistos, pois possuem inconsistências de origem e necessitam da convalidação do governo local vigente, ou seja, do GDF. Por este motivo serão devolvidos para que sejam reencaminhados ao MPOG o mais rápido possível para que não sofram retardo em seus encaminhamentos.

“Já sobre a recomposição inflacionária de 13%, o secretário Duvanier Paiva garantiu que os servidores da Polícia Civil do DF e da Polícia Federal terão tratamento igualitário e o que, o que for concedido a uma instuição, será estendido na mesma proporção à outra, garantindo o vínculo histórico”, afirmou o presidente do Sinpol Ciro de Freitas. Na oportunidade foi ainda exposto ao secretário que, os 13% previstos nas negociações entre o GDF e os servidores da PCDF, poderá ser ajustado como percentuais inclusos na proposta de reestruturação da carreira policial civil em discussão com o governo local e federal.

Ciro avalia que a reunião foi positiva uma vez que, finalmente, os dois governos (distrital e federal) estão em consonância: “Os técnicos estão em contato e irão ajustar os processos que necessitam de correção. Nesse sentido, questionamos se haveria algum retrocesso, mas ele garantiu que dará toda a celeridade possível que cada caso requer”.

Nessa mesma ordem, o Sinpol também solicitou reunião com o Secretário de Segurança Pública Sandro Avelar; com o Secretário de Administração Denilson Costa e ainda com a Direrora da PCDF Mailine Alvarenga para que, juntos, possam ajustar possíveis exigências da mesma natureza daquela que já antecipou o secretário do MPOG, Duvanier Paiva.

 

GALERIA DE FOTOS

Filiação