Após os excessos praticados durante as festividades de fim de ano, é comum que qualquer pessoa sinta-se na obrigação de fazer algumas reflexões sobre sua qualidade de vida, ocasião em que surgem algumas promessas do tipo “vou fazer regime”, “não vou mais fumar”, “amanhã paro de beber”, ou ainda, aquela antiga promessa de que “na próxima segunda-feira darei início a atividades físicas na academia mais próxima de minha casa”. Até que tais promessas sejam cumpridas faz-se necessário cuidar da saúde de modo preventivo, momento em que o policial deve procurar saber como vai seu corpo ou como anda resistindo sua emoção no estresse do dia-a-dia.

Assim, o Sinpol procurou a Policlínica da PCDF para colher algumas informações sobre medicina preventiva e orienta todos os policiais para que não descuidem de sua saúde e façam exames preventivos o mais rápido possível, no sentido de impedir que doenças se instalem ou mesmo impeçam o aparecimento de qualquer enfermidade que podem ser identificados com apenas um exame clínico ou uma rápida consulta ao seu médico de confiança.

Exames de colesterol, hemograma, cardiovascular e os específicos para mulheres, como exame da mama e ginecológico, são recomendados para todas as pessoas. Mas se tratando de policiais civis se torna necessário, visto que muitos profissionais têm apresentado problemas de saúde devido ao estresse psicológico acarretado pelo excesso de trabalho.

Segundo o médico legista que atua na clínica médica da Policlínica/PCDF, Dr. Cristofer Martins, é importante a realização dos exames periódicos e psicológicos, pois o fato de a pessoa ter algum problema de saúde mental pode originar problemas orgânicos. “Se o indivíduo tem uma queda da imunidade em função do estresse começam a aparecer doenças infecciosas, sobrecarga cardíaca, taquicardia ou ter tendência a desenvolver uma patologia cardiovascular e assim por diante, portanto, é necessária a realização de todos os exames”, alerta.

O médico destaca que a Policlínica oferece exames complementares como o Eletrocardiograma de Esforço que é importante principalmente para avaliação cardiovascular e avaliação da condição física dos policiais indicando o nível adequado de exercícios para evitar transtornos causados por falta de preparo.

“Além desses exames temos uma equipe composta por oito profissionais entre psicólogos e psiquiatras que desenvolvem programas de apoio aos policiais e vão até ás delegacias onde apresentam maior número de servidores com problemas de saúde”, ressalta o Dr. Cristofer.

A equipe pesquisa a rotina de trabalho dos servidores e fazem levantamentos sobre as atividades desenvolvidas e o ambiente de trabalho, o que de acordo com o médico pode identificar, por exemplo, a causa de um problema cardíaco.

O Sinpol recomenda aos policiais civis que façam consultas regularmente, e reitera que a prevenção é o melhor meio para resguardar a saúde garantindo melhor desempenho e maior satisfação no trabalho.

Para o vice-presidente do Sinpol Ciro de Freitas, “a entidade sempre se preocupa com todos os problemas que afetam o policial e, já que o ano de 2011 reserva aos nossos sindicalizados muitas lutas para que alcancemos nossos objetivos, tais como melhores condições de trabalho e salariais, também é necessário que todos estejam com a saúde em dia”.

Para mais informações os policiais civis podem procurar a Policlínica da PCDF, localizada na SGAS 915 lote A – Asa Sul. Telefones: 3445-5401/ 5402

Filiação