Categoria discute propostas que serão encaminhadas ao governador, nova assembléia acontecerá no dia 9 de novembro

O Sinpol-DF e Agepen realizaram na manhã desta terça-feira (6), assembléia geral para tratar dos problemas do sistema Penitenciário. Devido à chuva, o ato foi transferido para o galpão do PDF I e contou com a participação de agentes penitenciários de todas as unidades prisionais do DF. Também estiveram presentes os deputados Alírio Neto e Laerte Bessa.

Na ocasião, o presidente do Sinpol, Wellington Luiz, informou que o governo, por intermédio da Secretaria de Justiça convidou o sindicato para uma reunião na semana passada, onde se comprometeu em adotar várias medidas visando a melhoria do sistema prisional, dentre elas, a publicação do edital para concurso de técnico penitenciário, que deverá ocorrer ainda no mês de novembro.

Em assembléia, várias propostas foram apresentadas pelos agentes penitenciários. Dentre elas, a utilização de uma força tarefa, composta por integrantes da PM e Corpo de Bombeiros, que trabalharia em caráter temporário, até a posse dos técnicos penitenciários, mas, foi recusada pela categoria.

Outra proposta foi a convocação dos concursados de 1990, que já fizeram o curso e estão aptos para o trabalho. Esta sugestão foi aceita pela categoria e deverá ser apresentada ao governador.

A categoria concluiu que devido a superlotação das unidades prisionais, precárias condições de trabalho e falta de efetivo, não será possível continuar recebendo presos além da capacidade do presídio, e sugeriram que o limite de vagas seja cumprido.

O Sinpol transmitirá ao governador José Roberto Arruda, todas as sugestões e propostas discutidas na assembléia, em reunião que acontecerá nesta terça-feira (6), às 17h.

Ao final da assembléia, a categoria decidiu aguardar a reunião com o governador e já marcou nova assembléia, com indicativo de greve, para sexta-feira, (9), às 9h, na via de acesso ao Complexo Penitenciário da Papuda, onde deliberará as ações do movimento.

Filiação