Na tarde desta quarta, 31, integrantes do Fórum de Entidades da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), sindicatos e associações, reuniram-se para dar continuidade ao trabalho estratégico para a reestruturação da carreira policial civil, com foco na mesa de negociação permanente e início da campanha de reestruturação, liderada pelo Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF).

A deputada federal Erika Kokay, que diversas vezes defendeu publicamente a simetria salarial da PCDF com as carreiras das polícias judiciárias da União, também integrou o grupo neste encontro, assim como na reunião de representantes sindicais do Sinpol-DF, ocorrida na última terça, 30. Kokay reafirmou seu apoio e defesa pelo pleito da categoria, enfatizando que “é importante uma atuação conjunta para efetivar as mudanças necessárias”.

Um dos temas centrais da reunião foi a mesa de negociação permanente da PCDF, aprovada na Lei 14.724/2023, que sancionou o reajuste dos policiais civis. No entanto, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) ainda não instituiu a mesa para discussão com a categoria.

As entidades estão atuando para que esse pleito seja atendido o quanto antes, garantindo a discussão do subsídio dos policiais civis. Com a instituição dessa mesa, essencial para a valorização da carreira policial civil do DF, assegura-se uma negociação de salário distinta e mais objetiva, com foco no principal interesse da categoria: recuperar a dignidade salarial.

O presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, destacou que a instituição da mesa de negociação permanente é passo essencial para a reestruturação da carreira. “Para alcançar esse objetivo, é necessário que o MGI e o GDF promovam essa mesa. É por esse caminho que teremos abertura direta com o governo federal. Sem isso, teremos que recorrer sempre a um pedido formal pelo GDF, e estamos cansados desse processo”, frisou.

Além de Enoque, os diretores Vanderlei Malta e Dênia Coelho também participaram da reunião. Ao final, o Fórum das Entidades da PCDF estabeleceu monitoramento contínuo dos desdobramentos e ações propostas, garantindo também uma comunicação clara e objetiva para informar a categoria.

Filiação