Homenageadas receberão a Medalha Sinpol do Mérito Policial Civil | Foto: Comunicação Sinpol-DF

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), pioneiro entre os sindicatos de policiais civis e o segundo formado entre servidores públicos no Brasil, celebrará seus 35 anos em uma solenidade especial marcada para 13 de dezembro. O evento ocorrerá no Auditório Valderia da Silva Barbosa, localizado no edifício-sede da Delegacia-Geral da Polícia Civil do DF (PCDF), às 09h30.

Esta edição prestará reconhecimento exclusivo às mulheres, com destaque especial para as policiais civis que integram os cargos na PCDF. O intuito é enfatizar o papel essencial desempenhado por elas na linha de frente do combate à criminalidade, abrangendo também a luta contra a violência dirigida ao público feminino. Segundo o sindicato, esta é uma maneira de empoderar essas mulheres, que são referências em diversos setores e contribuem para o bem-estar social coletivo.

Além das policiais civis, as homenageadas incluirão autoridades governamentais, parlamentares, dirigentes de entidades de classe e jornalistas da imprensa local. Todas receberão a Medalha Sinpol do Mérito Policial Civil, uma honraria concedida em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade e à Segurança Pública do DF.

Entre as homenageadas, estarão policiais civis que combatem a violência e crimes diversos

Uma homenagem coletiva será feita às unidades da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam I e II), pelos incansáveis esforços na defesa dos direitos e na garantia da vida das mulheres. As Seções de Atendimento à Mulher (SAM), presentes em todas as delegacias circunscricionais da PCDF, também receberão o reconhecimento do sindicato.

Enoque Venancio de Freitas, presidente do Sinpol-DF, que é pai de duas mulheres, incluindo uma policial federal, ressalta a importância da homenagem como meio de enaltecer o papel essencial desempenhado pelas mulheres na sociedade. Ele destaca que a mensagem central do evento é um firme repúdio à violência contra a mulher.

“Homenagear esse grupo de mulheres é uma maneira de reconhecer a importante contribuição delas para a sociedade, marcando o passado e garantindo um futuro promissor para todos. Elas merecem respeito e oportunidades iguais. Mais do que isso, elas merecem o direito à vida, o direito de viver a vida como desejam”, destaca Freitas.

A solenidade realizará também uma homenagem póstuma à agente de polícia Valderia da Silva Barbosa, destacando sua contribuição expressiva na segurança e defesa das mulheres. Em agosto deste ano, ela foi vítima brutal de feminicídio por seu ex-companheiro. Recentemente, o auditório da PCDF foi nomeado Valderia em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados aos cidadãos por meio da corporação.

Além disso, a entidade prestará homenagem às mulheres vítimas de feminicídio no DF neste ano, cujo número alarmante atingiu 32 casos. A solenidade tem como propósito não apenas celebrar os 35 anos do Sinpol-DF, mas também ressaltar o trabalho das mulheres policiais civis e amplificar a voz da entidade no apelo à união da sociedade pelo respeito às mulheres e na condenação da violência contra elas.

“Esta solenidade também visa dizer basta à violência contra a mulher. Ninguém deve ditar como as mulheres devem viver. Ninguém tem o poder de conceder ou tomar a vida delas, a não ser Deus. Este é um grave problema que precisamos corrigir em nossa sociedade. A homenagem simbólica destaca essa mensagem”, afirma o presidente do Sinpol-DF.

Além do público feminino que será homenageado, a solenidade contará com a presença de outros parlamentares e autoridades, incluindo o presidente da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz (MDB), o deputado federal Rafael Prudente (MDB), e o delegado-geral da PCDF, José Werick de Carvalho.

Confira o vídeo celebrativo de 35 anos do Sinpol-DF:

Filiação