Reunião ocorreu no gabinete do delegado-geral | Fotos: Ascom/PCDF

Na manhã desta terça, 19, a cúpula da Delegacia-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal (DG/PCDF) recebeu dirigentes dos sindicatos dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) e dos Delegados de Polícia do DF (Sindepo-DF), em uma reunião que teve como objetivo principal tratar das demandas da categoria. O encontro também contou com a participação do presidente da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz (MDB), da deputada distrital Doutora Jane Klebia (MDB), ambos representantes da PCDF no Legislativo, e de Sandro Avelar, Secretário de Segurança Pública (SSP) do DF.

➡️ Mesa única e reestruturação: Durante a reunião, diversos temas foram abordados, destacando-se a definição da mesa de negociação única para tratar de reajustes e a reestruturação da carreira dos policiais civis do DF, com o objetivo de alinhar-se aos padrões adotados pela Polícia Federal (PF). Além da busca pela paridade salarial, o grupo visa manter a isonomia, assegurando tratamento uniforme para ambas as corporações.

➡️ Serviço Voluntário Gratificado (SVG): Wellington Luiz assegurou que, em 2024, o SVG será mantido, com a perspectiva de aumento nos valores pagos por hora trabalhada. Ele afirmou que os valores para esse acréscimo já estão aprovados na Lei Orçamentária Anual (LOA)  do DF, e que iniciará ações junto ao Executivo para efetivar essa medida no próximo ano.

➡️ Auxílio-uniforme: Recentemente instituído como ganho indireto para cobrir despesas com equipamentos, como uniformes da corporação, o auxílio-uniforme também passará por reajuste em 2024. Assim como no caso do SVG, o orçamento destinado ao aumento desse benefício está garantido na Lei Orçamentária Anual do Distrito Federal.

➡️ Nomeações: O deputado distrital Wellington Luiz também confirmou que, ainda neste ano, o governador Ibaneis Rocha efetuará as primeiras nomeações dos candidatos aprovados para a PCDF. Durante a reunião, o grupo abordou a urgência de realizar mais nomeações em 2024, uma vez que o déficit atual na corporação ultrapassa 62%.

➡️ Abono anual: O grupo retomou a discussão acerca do retorno do abono anual para os servidores da PCDF. Foram discutidas duas opções visando encontrar uma solução para essa demanda. Nesse contexto, Wellington Luiz propôs a realização de uma reunião junto ao Tribunal de Contas do DF (TCDF), na qual a PCDF e as entidades de classe participarão, com o intuito de apresentar contra-argumentos à decisão do próprio TCDF.

O delegado-geral da PCDF, José Werick de Carvalho, destacou a importância do diálogo e da colaboração entre as partes interessadas e envolvidas nas reivindicações dos policiais civis do DF. Em suas palavras, Werick ressaltou que “o trabalho conjunto alcançará resultados positivos que possam trazer benefícios para toda a categoria”.

Sinpol-DF foi representado pelos dirigentes Enoque, Dênia e Marlos

O presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, endossou as palavras de Werick, recordando que nos últimos anos, as conquistas foram alcançadas mediante a força de mobilização da categoria e do apoio parlamentar. Ele enfatizou a relevância da reunião para definir estratégias para o ano de 2024, especialmente em relação à composição da mesa única de negociação da PCDF e à busca pela paridade com os policiais federais.

“A reunião de hoje foi extremamente importante para definirmos as estratégias para o trabalho em 2024, principalmente a composição da mesa única de negociação da PCDF e como trabalharemos para recuperar a nossa paridade com os policiais federais, uma vez que a diferença hoje é de menos de 10%”, explicou Enoque.

Filiação