Encontro do sindicalistas com a vice-governadora ocorreu no Palácio do Buriti | Foto: Arquivo Pessoal

Na manhã desta terça, 24, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), Enoque Venancio de Freitas, se reuniu com a vice-governadora do DF, Celina Leão, para abordar e discutir demandas da categoria dos policiais civis do DF.

O encontro ocorreu em meio à manifestação dos aprovados nos concursos da Polícia Civil do DF (PCDF), que reivindicam do Governo do DF (GDF) as 900 nomeações previstas para 2023. A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do DF (Sindepo-DF), Cláudia Alcântara, também esteve presente na reunião.

Entre os principais pontos de discussão, destacam-se a demanda do abono de ponto anual, a correção de um erro material na emenda que versa sobre a indenização para policiais civis veteranos e a necessidade de contratação de novos investigadores para a PCDF.

➡️ Abono de ponto anual: No que tange a esse pleito, uma pauta reivindicada com ênfase pela categoria, a vice-governadora informou que a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) expressou seu apoio ao envio de um Projeto de Lei (PL) que visa a restituir o abono de ponto anual aos policiais civis. Atualmente, o projeto se encontra em análise na Casa Civil, onde passará por ajustes finais no texto antes de ser encaminhado à Câmara Legislativa (CLDF).

➡️ PL 4426/2023: Em relação à correção de um erro material presente no Projeto de Lei 4426/2023, que trata do reajuste salarial da categoria, Celina anunciou que se reunirá nesta quarta, 25, com o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, a fim de discutir essa questão. A emenda em questão aborda a autorização para incluir os policiais civis veteranos da PCDF no benefício da indenização, que já consta no projeto para os servidores em atividade.

➡️ Novas contratações: O déficit de pessoal na PCDF, que chega a alarmantes 62%, também foi tema de discussão. Enoque apresentou à vice-governadora a delicada situação da PCDF e reiterou a urgência das nomeações para reforçar os quadros. Nesse contexto, solicitou que Celina interceda junto à Secretaria de Planejamento do DF para reconsiderar a quantidade de nomeações.

“Essas são questões que precisavam ser tratadas com urgência. Levamos todos os detalhes à vice-governadora, que foi muito receptiva e ouviu atentamente as nossas demandas. Manteremos todos informados de acordo com as atualizações, afirmou Enoque.

Filiação