Os ofícios foram encaminhados à PCDF no dia 27 de setembro de 2023 | Foto: Arnon Gonçalves/Arquivo

Durante esta semana, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) tomou uma importante iniciativa em prol da categoria. Dois ofícios foram enviados à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), abordando o recesso de fim de ano para policiais civis plantonistas e a necessidade de equidade no concurso interno de recrutamento.

RECESSO DE FIM DE ANO

O Sinpol-DF solicitou a necessidade de regulamentação do recesso de final de ano para os servidores policiais que cumprem escalas de plantão. O objetivo é garantir uma melhor qualidade de trabalho e vida para esses profissionais, especialmente durante o período de festas de final de ano, como o Natal e o Ano Novo.

A questão ganha ainda mais relevância após a publicação da Portaria nº 603, de 20/09/2023, da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração do DF, que estabeleceu as datas do recesso de final de ano para o período de 26 a 29 de dezembro de 2023 e de 2 a 5 de janeiro de 2024.

Considerando a sobrecarga de trabalho enfrentada pelos plantonistas devido à alta demanda e à falta de efetivo adequado para atendimento ao público durante todo o ano, o Sinpol-DF solicitou o pedido de regulamentação, utilizando, se necessário, do serviço voluntário gratificado (SVG). Acesse o ofício (clique aqui).

CONCURSO DE RECRUTAMENTO

Outro ponto de destaque nas demandas encaminhadas pelo Sinpol-DF é a questão do concurso interno de recrutamento para a distribuição de servidores entre as diversas áreas de atuação da PCDF. O sindicato reconhece a necessidade de abertura desse concurso para otimizar a alocação dos profissionais diante do elevado índice de vacância dos cargos na instituição.

Entretanto, é ressaltada a importância de assegurar que os integrantes dos diversos cargos possam atuar efetivamente dentro das vagas oferecidas para o recrutamento. Dada a expressiva defasagem de pessoal em todos os cargos dos quadros de servidores da PCDF, o sindicato destaca a necessidade de garantir a proporcionalidade entre os cargos no processo de recrutamento. Acesse o ofício (clique aqui)

Filiação