Galeria do Plenário foi preenchida pela mobilização de aprovados nos concursos da PCDF | Fotos: Comunicação Sinpol-DF

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) se uniu a uma mobilização da comissão de aprovados nos concursos da Polícia Civil do DF (PCDF) para cobrar do governador Ibaneis Rocha (MDB) um cronograma de nomeações para os agentes e escrivães de polícia.

A concentração ocorreu na tarde desta terça, 12, durante uma Sessão Ordinária da Câmara Legislativa do DF (CLDF). O grupo, lotado na galeria do Plenário, manifestou a reivindicação com faixas e vestindo camisas pretas, que remete ao uniforme dos policiais civis.

Os aprovados que concluíram o Curso de Formação Profissional (CFP) da PCDF e aguardam as contratações totalizam 1950, sendo 1650 para o cargo de agente de polícia e 300 para escrivão de polícia. No entanto, o Governo do Distrito Federal (GDF) ainda não apresentou um cronograma para as nomeações.

Diretoria do Sinpol-DF juntou-se à mobilização dos aprovados

Enoque Venancio de Freitas, presidente do Sinpol-DF, destacou a necessidade de o GDF apresentar um cronograma de nomeações com prazos curtos para as contratações. Ainda nesta terça, ele enviou um ofício ao delegado-geral Robson Cândido solicitando o cumprimento das nomeações previstas para 2023 e a previsão orçamentária para as demais contratações em 2024. Veja o documento (clique aqui).

O sindicalista afirmou que o presidente da CLDF, deputado distrital Wellington Luiz (MDB-DF), assegurou à entidade e aos aprovados que está buscando agenda com o governador Ibaneis Rocha e a Secretaria de Planejamento do DF para solicitar as nomeações deste ano e reforçar a necessidade de inclusão no orçamento para o próximo ano.

“São vidas que precisam ser respeitadas. Muitos são de fora do DF e precisam se organizar, pois abandonaram tudo, inclusive o emprego, para realizar o sonho de ingressar na PCDF e servir à população da capital federal”, disse.

Durante a sessão da CLDF, o deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF) enfatizou que o atual quadro de policiais civis na corporação é menor do que nos anos 90. Ele destacou que naquela época não existiam tantas Regiões Administrativas (RAs) e que a população cresceu exponencialmente nas décadas seguintes.

Sindicato tem cobrado do GDF um cronograma definido para as contratações de novos policiais civis

“Já houve momentos em que os cidadãos foram prejudicados com o fechamento de diversas delegacias por falta de pessoal. Portanto, é crucial que o GDF contrate esses homens e mulheres que estão prontos para trabalhar e ajudar na Segurança Pública do DF”, afirmou.

“A presença do Sinpol aqui é fundamental, pois vocês ainda não foram contratados, e o sindicato da categoria já está agindo. É urgente que essas contratações ocorram para que possamos solicitar ao Congresso Nacional a inclusão no orçamento dos valores a serem pagos a partir dessas contratações”, concluiu.

A deputada distrital Doutora Jane Klebia (MDB-DF), que é delegada de polícia aposentada, também tem se dedicado à causa das nomeações e dirigiu seu discurso para motivar os aprovados durante a sessão.

Mobilização ocorreu durante Sessão Ordinária da CLDF nesta terça, 12

“Trabalhei como servidora pública na área da Saúde e da Educação, e antes de entrar para a carreira política, atuei na Segurança Pública por 24 anos. Cada momento que passei na Polícia Civil do DF me encheu de satisfação e orgulho. Apesar de lidarem com o pior do ser humano, este é também um lugar repleto de oportunidades para fazer o bem de verdade”, afirmou.

DÉFICIT NA CORPORAÇÃO

Segundo o Sinpol-DF, o déficit de policiais civis nos quadros da ativa da PCDF se aproxima de 60%. A entidade destaca que todos estão trabalhando sobrecarregados há anos e enfrentam desgaste físico e mental devido às jornadas de expediente, plantões e ao cumprimento do Serviço Voluntário Gratificado (SVG) para manter todas as delegacias abertas 24 horas por dia.

“Apesar dos desafios impostos à nossa categoria, mantemos nosso compromisso com a Segurança Pública do DF e entregamos um dos melhores resultados na elucidação de crimes do país, resultado que poderia ser ainda melhor com a devida recomposição dos quadros. O trabalho de investigação é essencial para os cidadãos, e isso não pode ser negligenciado”, frisou Enoque.

Filiação