Ranking de Competitividade dos Estados é desenvolvido pelo CPL | Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Pela segunda vez consecutiva, o Distrito Federal (DF) foi eleito como a segunda unidade federativa do Brasil referência em segurança pública, ficando atrás apenas do estado de Santa Catarina, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, desenvolvido pelo Centro de Liderança Política (CPL).

Essa posição de destaque do Distrito Federal é resultado de um esforço conjunto de diversas instituições, principalmente pelo trabalho realizado pelos investigadores da Polícia Civil do DF (PCDF), que têm trabalhado incansavelmente para manter a capital federal entre as unidades mais seguras do país e com o maior índice de resolução de crimes.

Nesse sentido, a PCDF merece especial destaque, pois tem enfrentado há anos diversos desafios, sobretudo em relação ao déficit de efetivo em todos os departamentos e áreas de atuação. Mesmo com aproximadamente 60% de falta de pessoal, os policiais civis do DF têm entregado alguns dos melhores resultados em segurança pública aos cidadãos.

Trabalho realizado pelos investigadores da PCDF é tido como referência no país | Foto: Correio Braziliense

Atualmente, o DF tem uma população de 3 milhões. Para esse número de habitantes, a PCDF possui em seus quadros, por exemplo, menos de 2 mil agentes de polícia, um número muito aquém do necessário para atender as demandas da população. Ou seja, o atual quadro de agentes de polícia está em sobrecarga e muitos policiais civis têm sido submetidos a adoecimento mental para manter o compromisso com a segurança pública.

Hoje no DF, existem mais de 2000 aprovados em concursos da PCDF aguardando as nomeações, entre agentes de polícia e escrivães de polícia. Essas admissões, mesmo que ainda não supram a necessidade real, seriam relevantes para aliviar a sobrecarga do atual quadro e somar esforços para uma melhor prestação de serviços, o que impulsionaria ainda mais o DF como referência em segurança pública.

É importante ressaltar que, embora o DF tenha se destacado no topo do ranking de competitividade, quando se trata da valorização desses profissionais, a situação ainda demanda atenção. Este quesito, que se encontra entre as últimas posições, enfrenta um desafio significativo devido ao déficit de pessoal na PCDF e ao acúmulo de inflação, que resultou em perdas salariais significativas nos últimos 10 anos.

Sinpol-DF reivindica contratação de todos os aprovados nos concursos da PCDF | Comunicação Sinpol-DF

Além das admissões para a recomposição dos quadros de pessoal, também é necessário um plano de reestruturação para que os policiais civis que ingressarem continuem na carreira, e a PCDF não perca os profissionais por falta de valorização, incluindo questões salariais.

O Sinpol-DF tem desempenhado um papel fundamental na busca por resultados positivos, além de se empenhar incansavelmente na recomposição do efetivo policial e na melhoria das condições de trabalho para os policiais civis do DF. O compromisso do sindicato com a segurança da população e com a valorização desses profissionais tem contribuído significativamente para os bons resultados alcançados.

O Ranking de Competitividade dos Estados, desenvolvido pelo Centro de Liderança Política (CPL), é uma ferramenta crucial para auxiliar gestores públicos em todo o Brasil. O objetivo é oferecer métricas já utilizadas no setor privado para orientar e avaliar ações no âmbito da sustentabilidade e apoiar os líderes públicos na tomada de decisões. Veja o ranking completo (clique aqui).

Com essa conquista, o DF reforça seu compromisso com a segurança pública e demonstra que, mesmo diante de desafios, é possível alcançar resultados positivos com trabalho sério e comprometido. A população pode continuar contando com uma força policial dedicada e um ambiente mais seguro para todos.

Filiação