Competição internacional reuniu representantes de 70 países em Winnipeg | Foto: Arquivo Pessoal

A delegação de atletas da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) destacou-se novamente na sua participação no World Police & Fire Games (WPFG), também conhecido como as Olimpíadas da Segurança Pública, com 156 medalhas conquistadas. Eles retornarão à capital federal com 54 medalhas de ouro, 56 de prata e 46 de bronze.

A edição deste ano do WPFG ocorreu em Winnipeg, Canadá, de 29 de julho a 8 de agosto, reunindo representantes das forças de segurança de 70 países, que competiram em mais de 60 modalidades esportivas. A delegação da PCDF foi ao evento composta por 130 atletas.

Os policiais civis do DF conquistaram medalhas em 11 modalidades, com um desempenho destacado no Atletismo (77 medalhas), Natação (37 medalhas), Artes Marciais (17 medalhas) e Cross Country (10 medalhas). Confira o quadro completo abaixo.

Essa não é a primeira vez que os policiais civis são destaque nos Jogos. Em 2022, na edição em Rotterdam, Holanda, os atletas da PCDF haviam conquistado 97 medalhas e garantido a segunda colocação no ranking mundial. Esse recorde foi superado em Winnipeg.

Vanderlei Malta, coordenador da delegação e diretor de Esportes e Benefícios do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), enfatizou o esforço dos atletas na preparação física. Ele afirmou que todos enfrentaram uma dupla jornada nos meses que antecederam o evento.

Equipe masculina de Futebol conquistou a sonhada medalha de ouro na competição | Foto: Arquivo Pessoal

“O resultado dos policiais civis nos Jogos Mundiais é reflexo do comprometimento que tiveram na preparação física. Foi um sacrifício para os atletas, pois os treinos eram realizados durante o horário em que deveriam descansar”, disse.

“Então, durante meses, eles tiveram uma dupla jornada exaustiva, pois tinham que prestar um bom serviço à população por meio da PCDF e também treinar intensamente para garantir a alta performance nas Olimpíadas. Essa é uma demonstração do profissionalismo da nossa categoria”, destacou.

Atletas de Artes Marciais também foram destacados no WPFG 2023 | Foto: Arquivo Pessoal

Gleise Botelho, agente de polícia da PCDF, é uma participante assídua do WPFG desde 2011, tendo marcado presença em sete edições consecutivas. Em cada uma delas, ela conquistou medalhas. Em Winnipeg, essa tradição perdurou. Competindo nas modalidades de Atletismo, Cross Country e Meia-Maratona, ela adicionou mais seis medalhas à sua coleção.

“A nossa delegação, mais uma vez, demonstrou o espírito esportivo brasileiro e o comprometimento pela vitória. Este resultado é uma resposta dos policiais civis ao apoio generoso que nos foi oferecido para participar dos Jogos. As expectativas eram altas, e estávamos confiantes de que retornaríamos vencedores”, enfatizou a atleta.

Gleise exibe medalhas conquistadas em Winnipeg | Foto: Arquivo Pessoal

Os atletas da PCDF competem no WPFG desde 2009. O evento no Canadá foi a oitava participação dos policiais civis. A próxima edição do evento, em 2025, será nos Estados Unidos da América (EUA), na cidade de Birmingham, em Alabama.

APOIO AO ESPORTE NA SEGURANÇA

Com o objetivo de viabilizar a participação da delegação da PCDF nos Jogos, a diretoria do Sinpol-DF empreendeu esforços para assegurar o respaldo financeiro necessário. A obtenção dos recursos destinados ao custeio da viagem dos atletas contou com o apoio do presidente da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz (MDB), da deputada distrital Doutora Jane Klebia (MDB) e do delegado-geral da PCDF, Robson Cândido.

O presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, ressalta a importância do incentivo à prática esportiva na PCDF como uma estratégia fundamental para a prevenção do adoecimento mental entre os policiais civis. Ele enfatiza que o trabalho de investigação de crimes impõe impactos físicos e psicológicos significativos sobre esses profissionais, tornando essencial o cuidado com a saúde e bem-estar.

Delegação de atletas da PCDF foi ao Canadá composta por 130 policiais civis | Fotos: Agente Gonzaga/Ascom/PCDF

“Investir na prática esportiva é uma das maneiras de assegurar que os policiais civis estejam não apenas fisicamente aptos, mas também mentalmente preparados para enfrentar os desafios do dia a dia, garantindo a segurança de todos os cidadãos”, disse.

A Lei n° 7.288/2023, de autoria do deputado distrital Wellington Luiz, sancionada em 17 de julho, oficializou os Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros no calendário oficial de eventos do Distrito Federal, conferindo reconhecimento e respaldo institucional à competição, garantindo sua realização regular e atraindo a atenção tanto dos profissionais envolvidos quanto do público em geral.

“Estamos muito satisfeitos em ter essa lei aprovada e sancionada, pois ela representa um marco importante para os profissionais da segurança pública do DF. Os Jogos Mundiais irão estimular a prática esportiva, promover o congraçamento entre os participantes e fortalecer o intercâmbio internacional. Será uma oportunidade única de compartilhar conhecimentos e estabelecer laços entre as instituições de segurança pública”, afirmou o parlamentar.

Filiação