Ofícios foram entregues às autoridades na última sexta, 4 | Foto: Divulgação Metrópoles

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) está pleiteando um reajuste no valor do Serviço Voluntário Gratificado (SVG) destinado aos policiais civis. Para a entidade, o valor atualmente pago pelo serviço prestado pelos policiais não é adequado em relação às horas de trabalho dedicadas.

O pagamento atual é de R$ 50 por hora trabalhada. De acordo com o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, “esse valor é consideravelmente menor do que a remuneração por hora de trabalho regular, considerando que os policiais civis estão realizando serviço voluntário durante o período em que deveriam estar descansando”.

A reivindicação foi encaminhada em forma de ofício para as seguintes autoridades: presidente da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz; o delegado-geral da PCDF, Robson Cândido; e também para o secretário de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad), Ney Ferraz Júnior.

Confira a íntegra de um dos documentos (clique aqui).

O Sinpol-DF também ressalta que o SVG desempenhou um papel crucial na melhoria do atendimento e dos serviços prestados pela Polícia Civil do DF. O sindicato acredita que o aumento no valor do serviço garantirá reconhecimento ao esforço e à dedicação no trabalho prestado pela categoria.

“Diante do déficit nos quadros da PCDF, os policiais civis estão se sacrificando diariamente para garantir o atendimento a todos os cidadãos. O SVG assegura o funcionamento das delegacias durante 24 horas, mas é essencial que o trabalho dos policiais civis seja devidamente valorizado por esse esforço”, acrescentou Enoque. 

Histórico do SVG

O SVG foi criado e implantado na PCDF em fevereiro de 2019, pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), para assegurar a reabertura das delegacias cujo plantão havia sido fechado pelo governo anterior devido à falta de policiais civis nos quadros da corporação.

Desde que o SVG foi regulamentado, não houve qualquer reajuste. A manutenção do serviço voluntário já foi reivindicada pelo Sinpol-DF, sobretudo após queixas de policiais civis quanto aos critérios para a concessão do SVG e na distribuição de escalas de trabalho.

Filiação