Policiais civis do DF e militares da PMGO receberam homenagens da CLDF | Foto: Comunicação Sinpol-DF

Um grupo de policiais civis do Distrito Federal (PCDF) e policiais militares de Goiás (PMGO) foi homenageado na noite da última quinta, 17, em uma solenidade na Câmara Legislativa do DF (CLDF), pela operação que resultou no rastreamento e captura do assassino da agente de polícia Valderia da Silva Barbosa, vítima de feminicídio.

O evento foi uma iniciativa do presidente da CLDF, deputado distrital Wellington Luiz (MDB-DF), que também prestou homenagens aos familiares de Valderia, os quais compareceram ao evento e receberam a solidariedade de todos os presentes.

Wellington Luiz entrega honrarias aos pais e demais familiares da agente de polícia Valderia

“Apesar da tristeza do momento, é importante estarmos reunidos nesta solenidade para homenagear os os bravos guerreiros [policiais] que participaram desta luta. Quero também prestar uma homenagem especial aos familiares de nossa amiga Valderia: pais, filhos, irmãos e demais parentes que estão presentes”, disse Wellington Luiz ao abrir a sessão.

O Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) esteve presente na solenidade, representado pelo presidente da entidade, Enoque Venancio de Freitas, que compôs a mesa diretiva ao lado de parlamentares e autoridades. Os diretores Jocevaldo Gomes e Dênia Coelho também prestigiaram a solenidade.

Enoque, Dênia e Jocevaldo, dirigentes do Sinpol-DF representaram a entidade na solenidade

Durante o discurso, Enoque enfatizou o impacto emocional que teve ao receber a notícia do falecimento da policial civil Valderia. Ele, que é pai de duas filhas, sendo uma delas policial federal, expressou consternação com o acontecimento e destacou que palavras não são suficientes para expressar a dor dessa perda.

“É difícil expressar em palavras um momento como este. Nós, policiais civis, sabemos o quão desafiador é investigar crimes violentos. No entanto, é ainda mais doloroso quando uma tragédia como esta atinge um de nossos colegas”, disse Enoque, com a voz embargada pela emoção.

Em luto, Enoque se emocionou diversas vezes durante o seu discurso

“Em minha época, atuei como chefe de seção de investigação de crimes violentos e compreendo o quanto somos cobrados pela sociedade para oferecer uma resposta rápida na elucidação do crime. A colaboração entre as polícias do DF e de Goiás foi crucial para resolver esse caso. Aos familiares de Valderia, saibam que sempre poderão contar com o apoio do sindicato”, concluiu.

A solenidade contou com a presença de parlamentares e autoridades do governo, que além de homenagearem os policiais e familiares de Valderia, reforçaram a necessidade de combater a violência doméstica e condenaram veementemente o crime de feminicídio.

Policiais civis do DF exibem homenagens recebidas pela CLDF

Discursaram os deputados distritais Wellington Luiz e Doutora Jane Klebia, os deputados federais Fred Linhares e Bia Kicis, a presidente do Sindepo-DF, Cláudia Alcântara, o delegado Flamarion Vidal, representando o Buriti, o delegado Kleber Luiz, representando a Delegacia-Geral da PCDF, o delegado Wenderson Teles, secretário da Seape-DF, o delegado Alexandre Rabelo, da SSP-DF, o policial civil Alexandre Azambuja, da 21ª DP, Ian Barbosa, filho da Valderia, e representantes da PMGO.

No player abaixo, assista a íntegra da solenidade:

Filiação