Com o intuito de sanar as principais dúvidas da categoria sobre o processo de recomposição salarial das carreiras que integram a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o Sinpol preparou um vídeo com respostas aos questionamentos.
O primeiro ponto esclarece a complexidade da tramitação da mensagem. O diretor do Sinpol-DF, Diego Vaz, esclarece que todo o processo necessita de etapas de tramitação. 
A primeira etapa foi vencida no dia 28 de fevereiro, quando o Governo do Distrito Federal (GDF) encaminhou a mensagem de recomposição salarial para a esfera federal.
A mensagem, recebida na Presidência da República, foi despachada à Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O Sinpol esteve reunido diversas vezes nestes lugares, apresentando fundamentos que contribuíram para a manifestação técnica favorável do órgão. 
Também foram informados de que a recomposição encaminhada pelo GDF aproxima a PCDF de sua equiparação histórica com a Polícia Federal (PF), mas a diferença ainda precisará ser equalizada, e o Sinpol-DF continuará o trabalho para a garantia deste pleito.
O diretor reitera que o processo não está parado, trata-se de uma burocracia federal devido às novas rotinas e aos novos Ministérios, que passam por período de adaptação após a troca de governo.
Apesar de um tempo maior do que se esperava, a mensagem tem caminhado como a esfera federal prevê. Não houve, até o momento, nenhum obstáculo do ponto de vista político e, de acordo com a avaliação técnica, o processo tem caminhado e vencido a burocracia federal.
Outra importante informação é que ainda não foi estabelecido se a pauta seguirá como Medida Provisória (MP) ou Projeto de Lei (PL), uma vez que a construção política do pleito está na fase final. Vale ressaltar que o sindicato sempre apresenta a necessidade de que o tema seja tratado por MP.
Em caso de dúvidas, procure informações pelos canais oficiais de comunicação do Sinpol-DF: @sinpoldf_ |🔗sinpoldf.com.br.
Filiação