O Dia do Policial Civil é comemorado no mesmo dia em que Brasília, a capital do país, celebra seus 63 anos (21 de abril). Para os policiais civis do DF, no entanto, a data é marcada por reivindicações, e não há, ainda, motivos para comemoração neste ano de 2023.

Segundo informa o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), a categoria amarga uma defasagem salarial que já ultrapassa uma década.

Insistentemente, o sindicato tem cobrado das autoridades celeridade na tramitação da proposta do Governo do DF (GDF) que pretende reajustar em 18% os salários dos policiais civis.

Atualmente, a recomposição passa por análise da equipe econômica do governo federal e, na sequência, deverá ser ratificada também pelo presidente da República e pelo Congresso Nacional.

“A tramitação é extensa, mas temos atuado para que cada etapa seja cumprida o mais rapidamente possível”, afirma o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas. “Trata-se de um primeiro passo para aproximar a PCDF de sua equiparação histórica com a Polícia Federal”, explica o representante da categoria.

“A diferença dos vencimentos ainda precisará ser equalizada, e, vencido esse primeiro momento, o sindicato continuará o trabalho para recuperar o nível de valorização que a Polícia Civil do Distrito Federal tem desde a sua criação”, anuncia o diretor de Assuntos Sindicais do Sinpol-DF, Diego Vaz.

HISTÓRICO

Quando da mudança da capital do país do Rio de Janeiro para Brasília, o então Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP) veio para a nova sede da Federação e, a partir dele, foram desmembradas a Polícia Civil do DF e a Polícia Federal (PF).

Além de nasceram do mesmo órgão, serem organizadas e mantidas pela União, ambas instituições compartilham o mesmo regime jurídico. Em razão dessas peculiaridades, os servidores da PF e da PCDF sempre tiveram as mesmas remunerações.

Embora a isonomia entre as duas corporações seja legal e histórica, essa realidade acabou interrompida durante a gestão do ex-governador Rodrigo Rollemberg e ainda não foi recuperada.

VALORIZAÇÃO

“Hoje, não podemos esquecer a importância de celebrar os homens e mulheres que, com seu trabalho de referência, sua incontestável dedicação e seus grandes feitos, colocam a PCDF em um patamar diferenciado”, opina Enoque.

“É esse reconhecimento que move a luta, que deve ser de todos nós, para resgatar a plenitude de respeito, de condições de trabalho e de valorização profissional dos policiais civis do DF”, acrescenta o presidente do Sinpol-DF.

Filiação