Em reunião com Ana Paula Cardoso, presidente do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (Inas-DF), na manhã da última terça, 28, dirigentes do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) do DF solicitaram regulamentar o desconto da coparticipação em contracheque e a expansão do atendimento do GDF Saúde para os policiais civis.

Wellington Luiz (MDB), presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), e o deputado federal Rafael Prudente (MDB) também participaram da reunião e reiteraram que o pedido do sindicato à presidente do Inas é essencial à categoria.

No argumento do sindicato, foi apresentado que a cobrança por meio de boleto referente à coparticipação pelo uso do plano de saúde não é o modelo ideal, e que a categoria tem solicitado que o desconto seja feito diretamente no contracheque.

A presidente do Inas prontamente acatou o pedido do sindicato e dos parlamentares. Ana Paula afirmou que enviará a solicitação ao governo federal, reforçando urgência para que a categoria tenha uma resposta o quanto antes em relação à demanda.

Em 2022, o Inas também repassou a demanda do sindicato ao governo federal, mas esta foi rejeitada pela antiga equipe do Ministério da Economia. Agora, o mesmo pedido será encaminhado ao Ministério do Planejamento, que está sob a gestão da ministra Simone Tebet (MDB).

Por sua vez, Rafael Prudente garantiu ao sindicato que, quando a solicitação chegar ao governo federal, fará interlocução direta com a equipe da ministra do Planejamento.

Os dirigentes também pediram celeridade para a nacionalização do GDF Saúde. Eles explicaram para Ana Paula que, atualmente, muitos policiais civis veteranos (aposentados) não residem mais no DF e estão sem qualquer proteção à saúde.

Sobre a cobertura nacional, a presidente do Inas explanou que o órgão está realizando estudos de impacto financeiro e de modelagem, essenciais para a expansão, pois são condicionantes que garantem a qualidade do atendimento aos beneficiários e o equilíbrio financeiro do mesmo. Há diversos cenários em estudo. Contudo, ainda não há prazo para a conclusão.

“Essas são duas questões que precisam ser solucionadas o mais breve possível em relação ao plano de saúde dos policiais civis. O apoio dos deputados Wellington Luiz e Rafael Prudente é essencial para a celeridade desse processo”, afirma Enoque Venancio de Freitas, presidente do Sinpol-DF.

Filiação