Dirigentes das entidades se reuniram na sede da Adepol-DF | Foto: Arquivo Pessoal

Na tarde desta segunda, 09, a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) esteve reunida com representantes das demais entidades da Polícia Civil do DF (PCDF) para debater, em especial, acerca do vínculo jurídico das carreiras policiais civis.

A reunião ocorreu na sede da Associação dos Delegados (Adepol), com também dirigentes do Sindicato dos Delegados (Sindepo) e das associações dos Servidores da Polícia Civil (Agepol), Peritos Papiloscopistas (Asbrapp), Peritos em Criminalística (ABPC), Agentes Policiais de Custódia (AAPC) e Policiais Civis Aposentados e Pensionistas (Apcap).

Neste momento, as entidades estão trabalhando em conjunto discutindo estratégias para fomentar o debate pelo governo federal sobre o vínculo jurídico da PCDF, uma vez que o atual contexto da Segurança Pública do DF abriu oportunidade para que a pauta seja analisada com mais afinco e solucionada por definitivo.

“As entidades representativas das carreiras da PCDF estão alinhadas e atentas nas discussões que estão ocorrendo no âmbito do governo federal. O nosso objetivo é encontrar a melhor janela para inserir a matéria em discussão pelas autoridades. Esta é uma importante demanda e acreditamos que o atual cenário favorecerá uma resposta”, explica Enoque Venâncio, presidente do Sinpol-DF.

As entidades também publicarão, em breve, nota conjunta para esclarecer à categoria mais detalhes sobre questões relacionadas ao vínculo jurídico dos policiais civis.

Ainda na reunião, os dirigentes dos sindicatos e associações abordaram os últimos acontecimentos na Segurança Pública do DF. Eles destacaram a atuação e dedicação dos policiais civis do DF nas investigações que buscam identificar os responsáveis pelos ataques às sedes das instituições públicas na Praça dos Três Poderes.

“A categoria está executando, com excelência, o seu trabalho, pois os policiais civis do DF atuam após a ocorrência, investigando para identificar os suspeitos. A PCDF convocou todo o seu efetivo para atuar ininterruptamente nos próximos dias, com objetivo de identificar e levar à Justiça os envolvidos em crimes”, destaca Enoque.

Filiação