Sinpol-DF e Sindepo-DF participaram da reunião com a deputada | Foto: Arquivo Pessoal

Dirigentes das entidades da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) foram recebidos, na tarde desta quarta, 11, pela deputada federal Erika Kokay (PT) para tratar de reivindicações da categoria, em especial a recomposição salarial e a definição do vínculo jurídico dos policiais civis do DF.

Na oportunidade, participaram da agenda representantes dos sindicatos dos Policiais Civis (Sinpol) e dos Delegados de Polícia (Sindepo) do DF.

Juntas, as entidades elaboraram um Projeto de Lei (PL) que busca regulamentar a utilização das forças de segurança do DF pelo governo local. O documento propõe, sobretudo, definir o responsável pela concessão da recomposição salarial da PCDF.

Para os sindicatos, a responsabilidade jurídica pela concessão do reajuste precisa ser solucionada por definitivo, uma vez que o trâmite do pleito salarial, em outras ocasiões, ficou travado no Ministério da Economia por esbarrar em divergências entre os governos local e federal.

O documento apresentado à parlamentar sugere que seja da União a competência de conceder a recomposição salarial da PCDF, preservando as concessões indenizatórias realizadas pelo GDF, como a assistência à saúde, atualmente regulamentada.

No texto, a proposta também destaca que a competência e decisão do governo federal devem prevalecer, independente de manifestação do Governo do Distrito Federal (GDF).

Erika, por sua vez, acolheu prontamente o projeto apresentado pelos dirigentes das entidades e também defendeu que o reajuste remuneratório dos policiais civis do DF deve ser analisado e concedido, diretamente, pela União, assim como já é feito com outras forças federais.

Por fim, a deputada garantiu às entidades que fará interlocução junto aos integrantes do governo federal para que eles compreendam a necessidade da demanda e acolham o pedido proposto pela categoria.

“Agradecemos à deputada Erika por, mais uma vez, acolher os representantes das entidades para debater as demandas da categoria. Ela sempre demonstrou respeito ao trabalho dos policiais civis e apoio aos nossos pleitos. É, certamente, uma parlamentar que reconhece a importância da valorização dos servidores e fortalecimento da corporação”, afirmam as entidades.

Filiação