Dirigentes dos sindicatos e associações da PCDF se reuniram na CLDF | Foto: Arquivo Pessoal

O Fórum das Entidades que representam as carreiras da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) esteve reunido, na tarde desta terça, 10, com o deputado distrital Wellington Luiz (MDB), agente de polícia veterano e presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF).

Junto ao parlamentar, dirigentes dos sindicatos e associações discutiram estratégias que darão celeridade à recomposição salarial dos policiais civis, retomada do pagamento das pecúnias, e também debateram como se dará a articulação política para a definição do vínculo jurídico da PCDF.

Na reunião, Wellington Luiz esclareceu ao Fórum que tem antecipado a interlocução junto aos governos local e federal na discussão dos pleitos da categoria. Ele acrescentou que o trabalho conjunto das entidades, somado ao apoio parlamentar, fortalecerá a luta pela resolução das demandas.

Sob a mesma ótica do parlamentar, dirigentes dos sindicatos e associações afirmaram que se manterão unidos para que a recomposição salarial, principal reivindicação dos policiais civis, seja analisada pela nova equipe econômica da União.

À categoria, o Fórum das Entidades reafirma que a atuação será ininterrupta para que o pleito salarial seja destravado, que o pagamento das pecúnias seja retomado e o vínculo jurídico seja pautado pelo governo federal e pelo Congresso Nacional.

Ressalta-se que o Sinpol e o Sindepo-DF é que possuem plena legitimidade para representar os policiais civis e delegados de polícia do DF, em todas as instâncias. As entidades destacam que o trabalho em prol da categoria é realizado com base em aspectos técnicos, jurídicos e políticos. Por essa razão, atores que não integram o Fórum não devem e não têm o direito de responder pela categoria.

O Fórum das Entidades é composto pelos sindicatos dos Policiais Civis (Sinpol-DF) e dos Delegados de Polícia (Sindepo-DF) e pelas associações dos Delegados de Polícia (Adepol), Servidores da Polícia Civil (Agepol), Peritos Papiloscopistas (Asbrapp), Peritos em Criminalística (ABPC), Agentes Policiais de Custódia (AAPC) e Policiais Civis Aposentados e Pensionistas (Apcap).

Filiação