Reunião com representantes discutiu andamento dos pleitos | Fotos: Comunicação Sinpol-DF

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) esteve reunida, na tarde desta quinta, 26, com os representantes sindicais nas bases para apresentar um panorama atualizado do andamento das principais reivindicações da categoria. O grupo compareceu em massa e preencheu o andar superior da sede da entidade.

Os assuntos pautados na reunião foram a recomposição salarial, o auxílio-moradia, a regulamentação do vínculo jurídico da Polícia Civil do DF (PCDF) e a majoração do auxílio-alimentação e do Serviço Voluntário Gratificado (SVG).

Ao início da reunião, o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, explicou quais seriam os temas da reunião e, em seguida, fez uma chamada com o presidente da Câmara Legislativa (CLDF), Wellington Luiz, que esclareceu aos representantes sindicais o andamento dos pleitos e como tem sido o trabalho junto ao sindicato.

Presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas conduziu a reunião

Recomposição salarial: foi explicado todos os caminhos já percorridos, bem como os aspectos técnicos e políticos que envolvem a concessão do reajuste salarial para os policiais civis. Wellington afirmou que a articulação pelo pleito tem acontecido e encontra-se avançada. Ele se reunirá, nos próximos dias, com a governadora em exercício do DF, Celina Leão, para finalizar o envio da proposta ao novo governo federal.

Auxílio-moradia: o parlamentar garantiu que trabalhará para regulamentar o auxílio-moradia para os policiais civis (veteranos e ativos). Wellington disse, ainda, que os recursos reservados no orçamento para este fim facilitarão os caminhos, mas que algumas etapas precisarão ser superadas até a concretização. Ele assumiu o compromisso de estruturar os caminhos necessários para que a matéria seja regulamentada.

Auxílio-alimentação: outro pleito que o presidente da Câmara Distrital reafirmou que trabalhará para efetivar é a majoração do auxílio-alimentação das forças de segurança do DF, equiparando ao recebido atualmente pelo Detran-DF. Partindo da solicitação Sinpol e Sindepo, Wellington corrobora que as forças que compõem a Secretaria de Segurança (SSP) devem receber o benefício de forma igual.

SVG: já em relação à majoração do SVG da PCDF, o parlamentar disse que tem analisado as tratativas em torno do valor do serviço recebido por outras forças de segurança, e como poderia suplementar ao concedido para os policiais civis. Ele disse, ainda, que o valor recebido pelos policiais civis não será inferior às demais forças, caso ocorra reajuste. No entanto, esse tema ainda encontra-se em fase de estudo.

Vínculo jurídico: a diretoria explicou todo o panorama político e técnico envolvendo o tema, esclarecendo que o trabalho do sindicato tem sido para regulamentar o vínculo jurídico da PCDF. O objetivo é instituir um dispositivo que possa assegurar que apenas uma entidade da federação seja a responsável pela concessão dos reajustes, colocando fim à “dupla paternidade” que envolve a recomposição salarial das forças de segurança do DF.

Diego Vaz, diretor do Sinpol, apresentou panorama de diversas demandas da categoria

Por fim, Wellington Luiz ressaltou o trabalho do Sinpol-DF, destacando a maneira em como a diretoria tem conduzido a articulação com os parlamentares e autoridades dos governos local e federal pelas demandas da categoria. E frisou como imprescindível a união dos policiais civis neste momento.

“Quem conquista os direitos de vocês não são os parlamentares, é o trabalho realizado pelo sindicato em conjunto com a categoria. Vocês são a força motriz para garantir as reivindicações que estão sendo feitas. No que eu puder fazer a partir do Legislativo, terão todo o meu apoio, pois assim como vocês também sou policial civil”, declarou.

Enoque, por sua vez, agradeceu a disponibilidade do parlamentar para dialogar com a categoria e por assumir o compromisso de trabalhar pelas reivindicações junto ao sindicato.

“Tem sido um aliado essencial na construção dos caminhos para o avanço das nossas demandas. Esse trabalho conjunto vai resultar, certamente, em conquistas para toda a categoria. Agradecemos por juntar esforços com a diretoria. Será com união e luta que conquistaremos os nossos objetivos”, disse o presidente do Sinpol-DF.

DELIBERAÇÃO

Após apresentação do panorama dos pleitos feito pela diretoria do sindicato com o presidente da CLDF, que sanou diversas dúvidas levantadas pelos representantes sindicais durante a reunião, o grupo garantiu que os esclarecimentos serão levados à base para informá-los sobre cada item pautado.

Representante deliberaram por não realizar AGE neste momento

Em votação, foi deliberado pela maioria dos representantes que este não é o momento adequado para a realização de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), pois a divulgação de informações sigilosas sobre as negociações, que ainda estão ocorrendo, pode comprometer o andamento e interferir na concretização dos pleitos.

No entanto, a diretoria do Sinpol-DF afirmou aos representantes sindicais que os manterá atualizados com a chegada de mais informações. Da mesma forma, a categoria será informada pelos meios de comunicação da entidade, como sempre foi feito. Com mais definições sobre os temas, novas reuniões serão marcadas para que o grupo discuta e alinhe estratégias.

Filiação