Encontro com Cappelli ocorreu no Ministério da Justiça e Segurança Pública | Foto: Arquivo Pessoal

Dirigentes dos sindicatos dos Policiais Civis (Sinpol) e dos Delegados de Polícia (Sindepo) do Distrito Federal se reuniram com o interventor federal no DF, Ricardo Cappelli, para reforçar o trabalho e articulação política sobre duas demandas tidas como principal da categoria: celeridade pela recomposição salarial e regulamentação do vínculo jurídico.

A reunião de Cappelli com os representantes das entidades ocorreu na tarde desta segunda, 23, no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A deputada distrital Jane Klebia (Agir), delegada de polícia da Polícia Civil do DF (PCDF), também participou do encontro.

Em outra ocasião, no dia 13 de janeiro, durante solenidade de homenagem à atuação das forças de segurança do DF na repressão dos crimes que aconteceram em 8 de janeiro, o Sinpol fez contato com Cappelli e entregou ao interventor um ofício contendo as atuais reivindicações da categoria. A agenda desta segunda ocorre após esse primeiro contato.

Nesse novo encontro, os sindicatos tiveram a oportunidade de debater com Cappelli, em detalhes, o andamento da recomposição salarial, que tem no orçamento de 2023 recursos reservados para esse fim, e a regulamentação do vínculo jurídico da PCDF, que busca definir, por meio de lei, as competências do DF na gestão e uso sobre a corporação.

“Cappelli se demonstrou sensível às nossas reivindicações e garantiu que debaterá as pautas com a equipe do MJSP e demais autoridades do governo federal”, explica Enoque Vanancio de Freitas, presidente do Sinpol-DF.

“Essa foi mais uma excelente oportunidade de discutir os nossos pleitos com representantes do novo governo. Estamos recebendo apoio de pessoas que, certamente, nos ajudarão no avanço das nossas lutas”, completa.

Filiação