Dra. Jane Klébia, eleita deputada distrital nestas eleições, recebeu um documento elaborado pelo Sinpol-DF contendo as principais demandas dos policiais civis para 2023 | Fotos: Comunicação Sinpol-DF.

Após entrave na concessão da recomposição salarial da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) em 2022, sindicatos e associações que representam os cargos da corporação decidiram antecipar suas articulações políticas para garantir que o pleito seja concedido logo no início de 2023.

Nesta quarta, 26, dirigentes das entidades, entre eles dos sindicatos dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) e dos Delegados de Polícia Civil (Sindepo-DF), estarão reunidos com os policiais civis eleitos a deputados distritais, Wellington Luiz (MDB) e Dra. Jane Klébia (Agir), no Clube da Associação dos Delegados de Polícia Civil do DF (Adepol-DF).

Representantes das associações Brasiliense de Peritos Papiloscopistas (Asbrapp), de Peritos em Criminalística (ABPC), de Agentes Policiais de Custódia (AAPC), Geral dos Servidores da Polícia Civil (Agepol), dos Policiais Civis Aposentados e Pensionistas (APCAP) e da Adepol-DF também participarão da reunião.

“Wellington e Jane, que foram eleitos este ano, sabem bem o contexto de desvalorização a que estão submetidos os policiais civis do DF. Por isso, é importante que nos alinhemos o quanto antes e, assim, possamos realizar um trabalho consistente, e em conjunto, pela valorização da nossa categoria”, explicou o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venâncio.

Recentemente, Jane Klébia recebeu um documento elaborado pelo Sinpol-DF contendo as principais demandas dos policiais civis para 2023. A futura parlamentar ressaltou que sempre erguerá a bandeira da PCDF, uma vez que tem um enorme carinho pela instituição.

“Sou apaixonada pela Polícia Civil. São 23 anos de carreira e tenho o maior respeito por todos os cargos que integram a corporação. Eu tenho muito orgulho da profissão que escolhi e, durante o meu mandato, tenho também a missão de representar e defender os direitos da nossa categoria no Legislativo”, destacou.

Na semana passada, Enoque entregou um documento contendo os principais pleitos dos policiais civis para 2023 ao futuro parlamentar Joaquim Roriz Neto.

Desde que o DF elegeu seus oito deputados federais e 24 distritais, o Sinpol-DF tratou de estreitar laços com aqueles que já tinham um histórico de apoio às demandas da categoria, como o presidente da Câmara Legislativa (CLDF), deputado distrital Rafael Prudente (MDB), eleito deputado federal nestas eleições.

Mas nem só de rostos conhecidos na política o Sinpol-DF tem se aproximado. Na semana passada, os diretores da entidade se reuniram com parlamentares de primeira viagem como Fred Linhares (Republicanos) e Joaquim Roriz Neto (PL).

Nessas reuniões, os futuros deputados receberam as principais reivindicações da PCDF, como a isonomia salarial com os policiais federais e a transferência da gestão do Fundo Constitucional (FC) para o GDF. A recomposição dos quadros de servidores da corporação também foi tópico central durante as conversas.

Fred Linhares também se reuniu com os representantes do Sinpol-DF para se inteirar das demandas dos policiais civis para 2023.

“É necessário trazer a responsabilidade e a gerência do Fundo Constitucional para o governador do DF. Hoje, o maior entrave do reajuste das forças de segurança é devido ao longo trâmite para a aprovação dessa pauta”, ressaltou Linhares, em reunião com a entidade no dia 20 de outubro.

“Saio daqui entendendo o que os policiais civis esperam de mim e quais são as principais reivindicações da categoria atualmente. Durante o meu mandato, quero ajudá-los no que for preciso para que esses servidores sejam valorizados como, de fato, merecem”, destacou Roriz Neto após encontro no Sinpol-DF, no último dia 21.

Filiação