Os deputados eleitos assinaram uma carta de compromisso com as principais demandas dos policiais civis | Fotos: Comunicação/Sinpol-DF.

Na tarde desta quarta, 26, sindicatos e associações que representam os cargos da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) estiveram reunidos com Wellington Luiz (MDB) e Jane Klébia (Agir), ambos policiais civis eleitos deputados distritais neste ano. O encontro ocorreu no Clube da Associação dos Delegados de Polícia Civil do DF (Adepol-DF).

Na ocasião, foram discutidas as principais demandas dos policiais civis para os próximos anos, em especial a recomposição salarial. Recentemente, o governador Ibaneis Rocha (MDB) prometeu às forças de segurança do DF que concederá 18% de reajuste, em parcela única, às categorias em janeiro do próximo ano.

Para a PCDF, o chefe do Executivo Distrital se comprometeu, ainda, a retomar a isonomia salarial com os policiais federais, perdida durante o governo Rollemberg. Ele afirmou que trabalhará para que essa equiparação ocorra durante o seu novo mandato.

“Estamos buscando todo o apoio parlamentar no âmbito distrital e federal. Jane e Wellington, que são policiais civis, conhecem o contexto de desvalorização ao qual a categoria está submetida. Além da alta defasagem salarial, os policiais civis enfrentam dificuldades diárias no trabalho em razão do déficit no quadro de servidores, que, atualmente, ultrapassa 55%”, explica Enoque Venâncio, presidente do Sinpol-DF.

“Esta reunião entre sindicatos, associações e parlamentares que representam a categoria ocorre para que possamos alinhar estratégias e buscar o apoio necessário para solucionar, o quanto antes, os pleitos dos policiais civis. O que está em xeque é a saúde e a qualidade de vida desses servidores, assim como a segurança dos cidadãos”, completou Enoque.

Enoque Venâncio ressaltou a importância de poder contar, na CLDF, com servidores da PCDF que conhecem o histórico de desvalorização da corporação.

Representantes do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do DF (Sindepo-DF) e das associações Brasiliense de Peritos Papiloscopistas (Asbrapp), de Peritos em Criminalística (ABPC), de Agentes Policiais de Custódia (AAPC), Geral dos Servidores da Polícia Civil (Agepol), dos Policiais Civis Aposentados e Pensionistas (APCAP) e da Adepol-DF também participaram da reunião.

O presidente do Sindepo-DF, Paulo Roberto D’Almeida, ressaltou a importância de ter uma maior representatividade da PCDF no âmbito político.

“Estamos entusiasmados e confiantes de que a atuação dos deputados distritais irá nos ajudar a solucionar as principais demandas da PCDF. Esse encontro representa o pontapé inicial para o alcance de muitas conquistas”, destacou.

Ao longo do encontro, as entidades colocaram os deputados eleitos a par do andamento dos principais pleitos e o que será necessário para viabilizá-los. Wellington afirmou que os policiais civis poderão contar com o seu apoio.

No encontro, as entidades se comprometeram a realizar novas reuniões após o final das eleições.

“Fomos eleitos legítimos representantes da sociedade, mas os legítimos representantes da PCDF são as entidades de classe, por isso precisamos ter humildade para receber informações sobre as demandas e dar o nosso melhor para viabilizá-las”, destacou Wellington.

Para a Dra. Jane, como é conhecida Jane Klébia, a aproximação que vem sendo feita entre o parlamento e as instituições representativas dos cargos da PCDF é assertiva e deve ser contínua.

“A função das entidades de classe é nos municiar, realizar estudos, levar elementos e discursos para que tenhamos condição de defender as pautas. Se o assunto é urgente, se a demanda existe, façam essa aproximação e contem comigo, estou absolutamente à disposição”, ressaltou a futura parlamentar.

As entidades se comprometeram a realizar novas reuniões, após o final das eleições, com o delegado-geral da PCDF, Robson Cândido, os deputados eleitos Jane e Wellington e o atual presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB), eleito deputado federal nestas eleições.

Em um momento oportuno, também será realizado um encontro com o governador Ibaneis Rocha (MDB) para aproximá-lo das necessidades prioritárias da carreira da PCDF.

Os futuros deputados assinaram uma carta de compromisso com as propostas apresentadas pelas entidades e reiteraram que estarão ao lado dos policiais civis durante seus mandatos.

Filiação