A iniciativa fez parte das ações dedicadas ao mês de conscientização e prevenção do suicídio | Foto: Comunicação/Sinpol-DF.

A Policlínica da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou, na última quarta, 28, o “Encontro sobre Prevenção ao Suicídio” no auditório do Departamento de Polícia Especializada (DPE).

A iniciativa fez parte das ações dedicadas ao mês de conscientização e prevenção do suicídio (setembro amarelo) e reuniu policiais civis – aposentados e da ativa – em uma tarde de imersão musical, teatral e com palestras voltadas para fatores de risco e prevenção ao suicídio.

O grupo de teatro da Policlínica “Atuação com Memórias” apresentou a peça “Vitória”, que conta a história de uma policial civil que se sente sobrecarregada em seu trabalho e sem forças para continuar. Durante a atuação, participantes da plateia puderam subir ao palco e contracenar com a atriz principal, oferecendo sugestões para melhorar sua qualidade de vida.

“Este evento foi fruto do esforço da equipe da Policlínica, que cuida dos servidores policiais e da sociedade. Foi uma oportunidade de trazer aproximação, esclarecimentos e sensibilização para identificar uma pessoa em sofrimento e agir para ajudar na prevenção ao suicídio”, destacou a diretora da Policlínica, Zildinai de Oliveira.

Uma apresentação teatral abordou a depressão no ambiente policial e levou a plateia ao palco para interagir com a cena | Foto: Comunicação/Sinpol-DF.

O delegado-geral da PCDF, Robson Cândido, esteve presente no evento e aproveitou a oportunidade para parabenizar o trabalho feito pela Policlínica, reiterando a importância de, ao menor sinal de instabilidade emocional, se comunicar para enfrentar o problema.

“A iniciativa da Policlínica é louvável. Quando perceber algum colega em situação de vulnerabilidade, procure ajudá-lo, comunique a chefia, estamos aqui para isso. Tenham certeza de que minha sala está aberta e farei o que estiver ao meu alcance para ajudar”, ressaltou o delegado-geral.

A diretora do Sinpol, Célia Delmondes, também esteve no DPE para prestigiar o encontro e destacou a relevância da temática dentro da polícia civil. “Abordar as causas e a prevenção ao suicídio no ambiente policial deve ser uma prioridade, pois afeta toda a população e mostra para aquele profissional que ele não está sozinho”, enfatizou Célia.

Delegado-geral da PCDF, Robson Cândido parabenizou a ação realizada pela Policlínica | Foto Comunicação/Sinpol-DF.

Durante o encontro, o agente de polícia veterano Sérgio Eustáquio de Araújo foi convidado ao palco para falar sobre a sua relação com a arte e como ela o ajudou a lidar com o seu trabalho na PCDF. Formado em educação artística, ele destacou a importância de serem desenvolvidas ações com o objetivo de promover a criatividade e a arte no ambiente policial.

“Há muitos talentos escondidos dentro da polícia que precisam ser valorizados como forma de estimular o profissional e proporcionar qualidade de vida em uma profissão que carece desse cuidado. A vertente artística é pouco explorada nesses ambientes, mas a arte sensibiliza e humaniza o ser”, avaliou o veterano.

Sua escultura “Desdobramentos (1996)” foi exposta em frente ao auditório com o objetivo de levar aos participantes questionamentos quanto às consequências do suicídio para além da vida terrena.

“Desdobramentos (1996)” | Foto: Comunicação/Sinpol-DF.

A Policlínica oferece assistência psicológica, psiquiátrica e religiosa para os policiais civis. Para tirar dúvidas, agendar uma avaliação psicológica ou saber mais sobre os serviços oferecidos, entre em contato com a Policlínica pelo número (61) 3207-5851.

Filiação