Diretoria solicitou número mínimo de policiais dedicados à operação | Foto: Divulgação

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) protocolou, no mês de setembro, dois ofícios junto à Delegacia-Geral (DG) da PCDF requerendo convocação especial para os policiais civis que cumprirão escala durante o horário de votação das eleições, que ocorrerá no dia 2 de outubro (domingo).

O primeiro, enviado no dia 16 de setembro, a diretoria do Sinpol-DF solicitou que o delegado-geral, Robson Cândido, realizasse a convocação dos policiais civis por meio do Serviço Voluntário Gratificado (SVG). Dessa forma, os servidores receberiam a compensação, e as atividades investigativas não seriam prejudicadas por falta de pessoal.

Atendendo à solicitação do sindicato, o delegado-geral definiu a opção do servidor escalado optar pela folga compensatória ou o recebimento do valor referente ao SVG.

Acesse o documento em PDF clicando aqui.

No dia 26 de setembro, o Sinpol-DF protocolou um segundo ofício, solicitando que a convocação fosse realizada com a participação de um número maior de policiais civis pelo SVG, como recomenda uma norma preconizada pela Escola Superior de Polícia Civil (ESPC) do DF.

Nesse último pedido, o sindicato reiterou a necessidade da escalação adequada de policiais civis, justificando a preocupação com a segurança e integridade física dos servidores e dos juízes, uma vez que atos de violência política têm aumentado com a aproximação das eleições, segundo mostram as pesquisas divulgadas.

No ofício, o Sinpol-DF solicitou, ainda, a possibilidade de compor as equipes com a utilização do SVG. Não sendo possível convocar mais policiais por meio desse dispositivo, que ele, então, seja escalado.

Agora, o sindicato aguarda um posicionamento da Administração referente à solicitação protocolada pela entidade. 

Acesse o documento em PDF clicando aqui.

Filiação