Atletas policiais civis do DF foram medalhista em 13 modalidades | Foto: Divulgação/WPFG

A delegação de 123 atletas da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) foi destaque internacional nas competições pelo World Police & Fire Games (WPFG) 2022, que ocorreu entre os dias 22 e 31 de julho, em Roterdã, na Holanda.

Ao todo, os policiais civis do DF conquistaram 97 medalhas, sendo 26 ouros, 42 pratas e 29 bronzes. Das delegações das forças de segurança enviadas pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do DF, a PCDF foi a que obteve o melhor resultado e conquistou mais medalhas, entrando no ranking como a segunda melhor corporação nesta edição do WPFG.

Os atletas da PCDF subiram ao pódio em 13 modalidades, mas em duas delas eles se destacaram: no Atletismo, com total de 49 medalhas, e na Natação, com 29.

A PCDF foi a maior delegação de atletas brasileiros na competição | Foto: Divulgação/WPFG

“O sucesso dos policiais civis nesta competição reflete o comprometimento que tiveram com a preparação para os jogos. Como diariamente trabalham para manter a segurança da população, eles realizavam os treinos durante as folgas. Ou seja, não houve descanso e o resultado não foi por acaso; foi treinamento”, afirma Enoque Venâncio, presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-DF).

O alto rendimento dos policiais civis não se refletiu apenas no DF, mas também no resultado e na visibilidade que o Brasil obteve na competição: os brasileiros ficaram em quarto lugar entre os que mais conquistaram medalhas no WPFG, com 306 medalhas, ficando atrás apenas dos donos da casa, os holandeses (483), seguidos pelos espanhóis (429) e os alemães (324).

Das forças de segurança do DF, os policiais civis foram os que mais ganharam medalhas | Foto: Arquivo Pessoal

“Nosso agradecimento a todos os representantes da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do DF, que acolheram o sonho desses atletas e conseguiram garantir que todos fossem à Holanda para competir. Fomentar o esporte na Segurança Pública é uma maneira de promover a saúde física e mental dos policiais, evitando adoecimentos, como por exemplo, a depressão”, disse Vanderlei Malta, atleta policial civil e diretor do Sinpol-DF.

Gleise Botelho, atleta e agente de polícia da PCDF, compete no WPFG desde 2011. Esta foi a sexta participação dela nos jogos. Praticante na modalidade Atletismo, ela conquistou medalhas em todas as edições.

Entre as modalidades em que os policiais civis foram destaque, o Atletismo faturou 49 medalhas | Foto: Arquivo Pessoal

“Sou de uma família de atletas. Então, competir está no meu sangue. A nossa maneira de demonstrar gratidão pelo apoio do GDF e do sindicato da nossa categoria, que também lutou para viabilizar essa viagem, foi obter o melhor resultado nas competições. Com excelência, conseguimos”, afirmou Gleise.

A próxima edição dos jogos mundiais de policiais e bombeiros, em 2023, será sediada na cidade de Winnipeg, no Canadá.

Abaixo, confira a galeria de fotos do WPFG 2022:

31.07.22 - WPFG 2022 ROTTERDAM - Fotos: Divulgação WPFG/Arquivo Pessoal

Filiação