Em edições anteriores do WPFG, policiais civis se destacaram nas competições | Fotos: Edmundo/GDF/SEL-DF

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF) anunciou, na última quinta, 26, a convocação de 340 atletas das corporações da Segurança Pública do DF para disputar a competição internacional World Police & Fire Games (WPFG), que ocorrerá entre os dias 22 e 31 de julho, em Rotterdam, na Holanda.

O anúncio ocorreu durante solenidade da SEL-DF no Complexo do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), onde policiais civis, militares, penais e bombeiros puderam comemorar o patrocínio de passagens aéreas que garantirá a ida das delegações à competição – tido como os Jogos Olímpicos da Segurança Pública.

No evento, o Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) foi representado pelo presidente Alex Galvão, que foi acompanhado pelo vice Enoque Venâncio e pelos diretores Vanderlei Malta, Luana de Ávila, Carlos Saraiva e Celia Delmondes.

Trabalho da diretoria do Sinpol-DF viabilizou, junto ao GDF, patrocínio para os atletas policiais e bombeiros do DF

“Essa é uma grande conquista para as polícias e bombeiros do DF. Os atletas policiais civis treinam durante os dias de folga, quando deveriam estar descansando. Isso mostra o empenho e vontade de competir. O apoio da Secretaria de Esporte é o reconhecimento por esse esforço e pela valorização do esporte na Segurança Pública”, disse Alex Galvão.

O Sinpol-DF teve um papel fundamental para que o apoio do GDF fosse concretizado, uma vez que a diretoria participou de diversas reuniões com representantes da secretaria.

“Foi um intenso trabalho, durante meses, para que esse patrocínio tivesse aprovação do GDF. A atuação da nossa diretoria, junto aos representantes da Secretaria de Esporte, foi incansável para finalizar esse projeto. O apoio parlamentar da Câmara Distrital também foi essencial. Essa conquista já foi a nossa primeira medalha”, comemorou Vanderlei Malta.

Atletas da PCDF, PMDF, PPDF E CBMDF serão contemplados pelo projeto Competindo com Segurança

A convocação dos atletas policiais e bombeiros ocorreu por meio do Chamamento Público Nº 02/2022, publicado no Diário Oficial do DF (DODF), na quinta, 19. A participação do DF no evento ocorre pelo projeto Competindo com Segurança, instituído por meio de uma portaria.

“Estamos atuando em várias frentes, sempre no propósito de garantir mais oportunidades no esporte, tanto para quem deseja iniciar uma atividade física quanto para os atletas de alto rendimento que precisam competir em grandes eventos”, declarou a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.

Policiais civis que já participaram de outras edições do WPFG estão animados para Rotterdam

Uma comissão foi formada para acompanhar o processo de convocação dos atletas, com previsão de ser concluído até 1º de julho com a divulgação definitiva da lista. Sindicatos e associações que representam as Forças de Segurança do DF estão responsáveis por definir a delegação.

O WPFG é considerado um dos maiores eventos esportivos da Segurança Pública, que reunirá, nesta edição, atletas de 70 países para competir em 63 modalidades.

Abaixo, confira a galeria de fotos:

GDF anuncia convocação de atletas policiais e bombeiros do DF ao WPFG 2022

Filiação