Fernando de Miranda e Maria dos Prazeres exibem as homenagens entregues pelo sindicato | Fotos: Comunicação Sinpol-DF

Ficou nítida a expressão de alegria do agente de polícia veterano Fernando de Miranda ao receber uma visita, na última terça, 15, da diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), por meio de mais uma edição do projeto “Sinpol em Casa”.

Emocionado ao receber as homenagens entregues pelo sindicato (uma medalha, um certificado emoldurado, uma mini-viatura da Polícia Civil (PCDF) e um kit com itens personalizados da gestão _”União e Luta!”_), Fernando demonstrou gratidão à iniciativa.

Foram à visita o presidente Alex Galvão e as diretoras Sueli de Barros, Márcia Pimentel e Célia Delmondes. Fernando esteve acompanhado também pela família, na presença da esposa, Maria, dos filhos, Wanderley, Cláudio, Fernando e Angela, da nora, Gessi, e de dois dos seus dez netos, André e Arthur.

O veterano se emocionou durante entrega do certificado de homenagem

“Senhor Fernando, não tem nada mais satisfatório, no dia de hoje, que entregar essa homenagem a quem tanto dedicou esforços e contribuiu durante anos para o reconhecimento que tem a PCDF. Esse é um sinal de valorização do seu sindicato para um policial civil que foi exemplar nas suas atividades”, declarou Alex Galvão, presidente do sindicato.

Seguido das palavras de Galvão, a diretora Sueli de Barros, coordenadora do “Sinpol em Casa”, também prestou homenagem ao veterano. “Estamos aqui representando o seu sindicato e toda a Polícia Civil. A nossa iniciativa é uma maneira de mostrar aos veteranos que eles não estão esquecidos. Ainda que aposentado, você é um policial civil e o seu sindicato sempre irá lembrá-lo disso”, afirmou Sueli.

Fernando, 82 anos, é paraibano da cidade de São José de Piranhas (PB). A sua história na polícia começou em 1961, quando se mudou para o DF e ingressou na Guarda Especial de Brasília (GEB) – que anos depois se tornou a PCDF. Na ativa, o policial civil passou por diversas unidades, com maior atuação na Criminalística, onde, em 1990, aposentou-se.

Célia Delmondes, Sueli de Barros, Alex Galvão e Márcia Pimentel representaram o sindicato na visita ao policial civil

“Achei que seria apenas uma visita formal do sindicato e fui surpreendido com essa homenagem. Fico muito contente com essa iniciativa, pois me aposentei há mais de 30 anos, mas o Sinpol mostrou que não estou esquecido. Isso me alegra muito”, com emoção, disse Fernando.

“O trabalho que essa diretoria tem feito pelos veteranos é essencial. Além das homenagens, por meio dessas visitas, sempre promovem eventos para o reencontro dos colegas. Depois da aposentadoria, muitos ficam afastados e perdem completamente o vínculo. E o sindicato tem resgatado essa vivência aos veteranos. Que Deus abençoe essa diretoria”, declarou o veterano.

FAMÍLIA

A família do policial civil veterano Fernando de Miranda acompanhou, naquela tarde, toda a visita da diretoria do Sinpol-DF. Também emocionados com as homenagens prestadas pelo sindicato, fizeram questão de falar sobre as impressões dessa iniciativa.

“É muito importante que os veteranos se sintam valorizados pelo sindicato que os representam. E o Sinpol tem feito isso de maneira exemplar. Após a aposentadoria, muitos deles vão esquecendo dos colegas e da vivência que tinham no trabalho. Mas uma vez polícia, sempre polícia. Agradeço por resgatarem as lembranças do meu pai”, disse Cláudio, que também é agente de polícia da PCDF.

Família de Fernando acompanhou, durante toda a tarde, o “Sinpol em Casa”

“Vejo com muito valor toda demonstração de reconhecimento àqueles que tanto se dedicaram pela Segurança Pública. Sou bombeiro militar e sei como é importante uma homenagem como essa prestada pelo sindicato. Agradeço o carinho da diretoria com o meu pai. Ele merece e percebi como ele ficou feliz com essa atitude”, afirmou Wanderley.

“Muitos servidores públicos não têm o privilégio de receber uma homenagem como essa das entidades que os representam. Essa iniciativa do Sinpol é extremamente valorosa aos que já se aposentaram. É muito importante ser reconhecido pelo tanto que já contribuímos à sociedade. Não tenho dúvidas da felicidade dele ao receber essa homenagem”, assegurou Angela.

“Essa homenagem do Sinpol-DF é uma maneira excepcional de retribuir, como reconhecimento, todo o serviço prestado pelo meu pai à Polícia Civil. Lembro do quanto ele era apaixonado pela rotina no trabalho. Foi um cara que se dedicou muito ao serviço para dar sempre o melhor à família e aos filhos. Ele está contente com essa tarde e agradeço ao sindicato por isso”, comemorou Fernando.

Fernando participou do início da PCDF; ele é oriundo da GEB

Maria, esposa de Fernando, estava fragilizada em decorrência de problemas de saúde, mas acompanhou ativamente todo o encontro. Mesmo com poucas palavras, o semblante deixou claro o orgulho pela homenagem. “Eu gostei dessa tarde. Fiquei muito feliz por essa visita do sindicato e pela homenagem ao meu marido”, disse.

“Eu fiquei contente com essa visita ao meu avô. Essa homenagem me deixa ainda mais orgulhoso dele. É um excelente ser humano, esposo, pai e avô. Temos muita sorte em ter um homem como ele representando a nossa família”, afirmou André.

Filiação