17.03.22 - Homenagem a veteranos no Sinpolzinho
A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) prestou homenagens, na última quinta, 17, a seis policiais civis sindicalizados que se aposentaram recentemente dos serviços prestados à Polícia Civil do DF (PCDF).

O encontro com os veteranos ocorreu durante um café da tarde realizado na filial do sindicato em Taguatinga, o Sinpolzinho. Estiveram presentes os dirigentes sindicais Alex Galvão, Enoque Venâncio, Diego Vaz, Sueli de Barros e Márcia Pimentel.

Homenagear os veteranos de cada mês foi uma iniciativa implantada pela atual gestão do sindicato. Na ocasião, são entregues certificados que expressam palavras de reconhecimento, valorização e agradecimento pelos serviços prestados à Segurança Pública. Em breve, um evento similar ocorrerá para os que residem mais próximos da sede (Asa Norte).

“Nós adotamos o termo ‘veterano’ como uma maneira de valorizar o policial civil que se aposentou. Em algumas instituições, por exemplo, os servidores aposentados são chamados de inativos, o que, para mim, soa negativo. Vocês construíram a história da PCDF e tornaram a capital federal um lugar mais seguro. Merecem respeito e valorização; sempre serão policiais civis”, declarou Enoque Venâncio, vice-presidente do Sinpol-DF.

Veteranos reuniram-se com dirigentes sindicais para café da tarde no Sinpolzinho

A diretora Sueli, que é a coordenadora dos projetos voltados aos veteranos, também discursou em defesa dos policiais civis que se aposentam, justificando que a contribuição deles à sociedade jamais deve ser esquecida. “Na ativa, vocês foram essenciais à Polícia Civil. Com a aposentadoria, todos continuam tendo o seu valor, pois o serviço de excelência prestado à população não é esquecido. O seu sindicato confere essa homenagem para demonstrar gratidão e certifica que vocês não serão esquecidos por nós”, afirmou.

O escrivão de polícia veterano João Medeiros comentou que ficou surpreso ao receber o certificado. Ele pensou que o convite seria para um evento comum, sem qualquer formalidade. “Fiquei surpreso e me arrependeria se não tivesse comparecido. Essa homenagem é importante porque já vi alguns colegas se aposentarem e não receberam uma mensagem de gratidão da instituição. E o sindicato faz muito bem esse papel de valorizar os veteranos. Esse quadro vai ganhar um lugar especial em casa”, disse.

Maurilena Guimarães, também escrivã de polícia veterana, tinha no semblante o sentimento de alegria enquanto ouvia o discurso de homenagem da diretoria. “Os dirigentes do sindicato são muito certeiros quando dizem que temos que carregar o sentimento de pertencimento como policial civil, mesmo após a aposentadoria. Receber essa homenagem, hoje, tem um significado muito especial para mim. É algo que também sempre lembrarei”, assegurou.

Aos veteranos foi entregue um certificado de agradecimento pelos serviços prestados por meio da PCDF

Maria Martha Moysés, mãe da agente de polícia veterana Mara Jane Cândido, foi ao Sinpolzinho receber a homenagem em nome da filha. Mara não estava se sentindo bem no dia e, por essa razão, não pôde comparecer. “É louvável como o sindicato demonstra reconhecimento aos policiais civis veteranos. Sou servidora aposentada e fiquei muito feliz de receber essa bela homenagem pela minha filha. Mesmo não estando presente, tenho certeza que ela é grata por esse gesto”, afirmou.

Além dos veteranos João, Maurilena e Mara, também foram homenageados o agente policial de custódia Francisco Filho e o agente de polícia Ajackson Santos

Filiação