O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) homenageou, na última sexta, 25, durante sessão solene da Câmara Legislativa (CLDF), um grupo de papiloscopistas policiais da Polícia Civil (PCDF) em alusão à data comemorativa do cargo.

A entrega dos certificados pelo sindicato foi realizada em conjunto a de moções de louvor pela CLDF, por meio de iniciativa do gabinete do deputado distrital Cláudio Abrantes.

As homenagens ocorreram durante a realização do 2° Simpósio Nacional de Identificação Biométrica (Sinib), no Kubitschek Plaza Hotel (Asa Norte), promovido pela Associação Brasiliense de Peritos Papiloscopistas (Asbrapp).

Em todos os discursos, naquela data, foi destacado a importância da especialidade do papiloscopistas policiais para a investigação criminal e o comprometimento destes profissionais com a Segurança Pública.

“Se hoje temos uma polícia com 92% de resolução de homicídios, número de países desenvolvidos, é graças à qualidade desses profissionais em conjunto com os demais cargos da Polícia Civil. O trabalho realizado pelos papiloscopistas policiais da PCDF é referência nacional”, ressaltou Alex Galvão, presidente do Sinpol-DF.

Galvão destacou as especificidades dos papiloscopistas policiais na investigação criminal

Também policial civil do DF, Cláudio Abrantes afirmou que sempre observou nos papiloscopistas força e vontade de aprender mais. “São profissionais que buscam evolução constantemente para prestar um serviço de excelência à sociedade. Meu agradecimento aos papiloscopistas de Brasília e de todo o país por contribuírem tanto com a segurança”, disse.

Maíra Lacerda, presidente da Asbrapp, destacou os avanços tecnológicos do Instituto de Identificação (II) nos últimos anos, como, por exemplo, a implantação de um sistema de multibiometria. Segundo ela, as melhorias conquistadas pelo II da PCDF são repassadas a outros institutos e contribuem positivamente no trabalho investigativo de todo o país.

“Tenho certeza que vamos continuar crescendo. O nosso instituto tem um histórico de evolução e modernização da papiloscopia. Vamos continuar cumprindo a nossa missão perfeitamente todos os dias, principalmente quando somos conduzidos por líderes que sabem da importância do lugar onde estão”, pontuou Maíra.

No evento, além de dirigentes do Sinpol-DF e Asbrapp, estiveram presentes representantes da Federação Nacional dos Peritos Oficiais em Identificação (Fenappi), da Associação Brasileira dos Papiloscopistas Policiais Federais (Abrapol), do Governo Federal e dos poderes Judiciário e Legislativo.

No topo do texto, confira o vídeo do evento.

Filiação