Sinpol-DF repudia declarações proferidas contra agentes policiais de custódia

As atividades desempenhadas pelos agentes policiais de custódia da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), em conjunto com os demais cargos da corporação, são essenciais para a Segurança Pública do DF – e, portanto, toda e qualquer declaração que desrespeite esses servidores, bem como suas competências, devem ser veementemente repudiadas. 

Esse é o posicionamento da diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) após tomar conhecimento nesta sexta, 18, de um vídeo em que o policial militar Neviton Pereira Júnior, erroneamente e sem qualquer conhecimento acerca do assunto, flagrantemente desrespeita não só o trabalho exercido pelos agentes policiais de custódia, como dos demais profissionais que atuam no Sistema Penitenciário. 

Além da custódia, guarda provisória e zelo pela integridade dos presos, o agente policial de custódia é responsável por executar, diariamente, escoltas judiciais em ambientes hospitalares; para apresentação ao Instituto de Medicinal Legal, de Criminalística e ao de Identificação, bem como em outras instituições congêneres. 

Esses policiais civis também trabalham em atividades de inteligência e na recaptura de foragidos da Justiça. Além disso, esses servidores públicos também participam, ativamente, de operações policiais.

É necessário reiterar, ainda, que o agente policial de custódia é um dos cargos da PCDF que mais se expõe aos riscos da profissão. Na pandemia, por exemplo, foram os que mais se contaminaram pela Covid-19, uma vez que as diligências não pararam por um minuto sequer e o contato com os presos é constante (inclusive, em ambientes de pouca ventilação).

Outro risco ao qual estão expostos se estabelece durante o recambiamento de presos de outros estados da federação. Agentes policiais de custódia se deslocam, diariamente, para executar mandados de prisão fora do DF. 

Diferentemente do que pensa o policial militar Neviton Pereira Júnior, os agentes policiais de custódia honram, todos os dias, o compromisso com a Segurança Pública e com os cidadãos do DF, mesmo arriscando a própria vida: servir e proteger. 

E, sim, eles são policiais civis: prestaram concurso, fizeram o curso de formação e pertencem ao quadro da Polícia Civil do Distrito Federal.

Com a aproximação do período eleitoral, eternos candidatos buscam palco com o intuito de angariar votos em suas devidas corporações. Promovendo, assim, discursos e opiniões que em nada contribuem para a valorização das instituições. Importante ressaltar que candidatos são passageiros, as instituições da Segurança Pública são permanentes.

A Diretoria Executiva do Sinpol-DF informa, ainda, que já estuda as medidas judiciais a serem tomadas em defesa da categoria diante daquelas declarações.

Filiação