Na tarde da última quarta, 12, ocorreu na sede do Sinpol-DF a primeira reunião do ano entre a diretoria e os representantes sindicais para discutir os pleitos da categoria.

A recomposição salarial, assistência à saúde e o pagamento do complemento do auxílio-alimentação estiveram na pauta de discussão. Além disso, a diretoria apresentou um panorama da adesão à suspensão do Serviço Voluntário Gratificado (SVG), conforme deliberação da última assembleia.

De acordo com Alex Galvão, presidente do Sinpol-DF, a adesão à medida continua alta e os impactos já são sentidos pelo governo. Por isso, segundo ele, é importante que a categoria continue mobilizada.

“É uma decisão de assembleia e que precisamos estar unidos em torno dela para ter sucesso na nossa luta. Estamos indo às delegacias para reforçar a importância de estarmos todos fechados com essa decisão”, disse.

Galvão reiterou, ainda, que os representantes sindicais devem acionar a diretoria quando houver qualquer tipo de resistência ou se for necessário reforçar o trabalho de convencimento dos colegas.

PLEITOS

No caso da recomposição salarial, o presidente do sindicato explicou que há um prazo para que o pleito seja resolvido: a Medida Provisória (uma vez que não pode ser por Projeto de Lei, por causa do prazo de tramitação) deve ser publicada até o dia 3 de abril.

Se o pagamento for parcelado, a última parcela não pode ultrapassar o mês de junho por causa do período eleitoral. “Estamos trabalhando para que tudo se resolva em março no âmbito do GDF, porque depois a luta vai ser no âmbito federal”, acrescentou Galvão.

Já em relação à assistência à saúde, existem três formatos atualmente em discussão: pecúnia, reembolso ou a adesão da categoria ao GDF Saúde, mantido pelo Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do DF (Inas-DF).“Nós vamos defender o modelo que melhor proporcione qualidade de vida e atenda às necessidades dos policiais civis”, completou.

As discussões sobre a recomposição salarial e o modelo de assistência à saúde serão retomadas quando o governador Ibaneis Rocha (MDB) voltar às atividades.

Além disso, foi discutido também o pagamento da parcela complementar do auxílio-alimentação. Embora anunciado no ano passado pelo GDF, a correção do valor ainda não foi paga.

No entanto, o presidente do Sinpol-DF esclareceu que o governador ainda encaminhará para a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) um Projeto de Lei regulamentando o pagamento. “E nós estaremos lá lutando para que esse PL seja aprovado o mais rápido possível”, anunciou.

VISITAS ÀS DPS

Segundo ele, o sindicato segue realizando visitas constantes nas delegacias a fim de reafirmar a importância de a categoria se manter firme na luta pelos pleitos. “Estamos atentos aos chamados e visitando as unidades para reforçar a presença do sindicato”, afirmou Galvão.

As informações passadas nesta tarde são imprescindíveis para a luta da categoria. Por isso, a diretoria do Sinpol-DF recomenda aos sindicalizados que não deixem de se informar com o representante sindical de cada unidade e que fiquem atentos às informações veiculadas nas redes oficiais do sindicato.

Filiação