Sindicato levou atendimento e serviços para os policiais civis da região de Santa Maria | Fotos: Comunicação Sinpol-DF

A edição do “Sinpolzinho Itinerante” em Santa Maria, na tarde da última quarta, 27, concretizou, mais uma vez, o objetivo do projeto: descentralizar o atendimento da sede e filial do Sindicato dos Policiais civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), levando-o para mais perto dos sindicalizados, sobretudo, os policiais civis veteranos.

Com estrutura montada na 33ª Delegacia de Polícia (DP), cerca de 40 policiais civis daquela região foram beneficiados pela ação. Para que tudo fosse realizado como planejado, o projeto contou com todo apoio e suporte dos servidores da delegacia, em especial da delegada-chefe Cláudia Alcântara e do seu adjunto, Alexander Traback, e da agente de polícia Priscilla Albuquerque, chefe da Seção de Apoio Administrativo (SAA).

Além de contarem com o atendimento do sindicato em Santa Maria, os filiados se mostraram surpreendidos com os serviços oferecidos pelos parceiros: a Sonora realizou, gratuitamente, triagem auditiva; uma enfermeira esteve disponível para aferir a glicemia e a pressão arterial; para relaxar, foram oferecidas sessões de massagem terapêutica.

Filiados receberam esclarecimentos e orientações de um advogado do sindicato

Durante toda a tarde, um advogado também estava disponível para atender aos filiados que precisavam de consultas e orientações. Com ele foi possível, ainda, agendar horário com um dos escritórios que atendem ao Jurídico do Sinpol-DF. 

Uma equipe da Policlínica da Polícia Civil do DF (PCDF) também esteve na ação e apresentou quais são os serviços e atendimentos prestados pela unidade, que funciona na Asa Sul.⁣

“Nossa intenção é beneficiar o máximo possível de policiais civis, da ativa e veteranos, com esse projeto. Tivemos novas filiações, adesões ao GDF Saúde, resoluções e encaminhamentos jurídicos. É uma ação que mostra resultados, como também é nítida a satisfação dos filiados, principalmente pela aproximação entre o sindicato e a categoria”, explicou a diretora Sueli de Barros, coordenadora do Sinpolzinho Itinerante.

Policiais civis da região foram recebidos um a um pela diretoria do Sinpol-DF

O escrivão de polícia Alex Saraiva foi um dos beneficiados pela ação. Ele, que reside no Gama e é lotado na 33ª DP, teve a oportunidade de realizar a sua primeira filiação e afirmou também que fará adesão ao GDF Saúde. “Por meu tempo ser muito corrido, nunca consegui me deslocar até a sede ou filial para me sindicalizar. E o principal motivo da minha filiação foi a conquista do GDF Saúde à categoria, que beneficiará também a minha família”, comemorou.

Francisco de Assis Soares, agente policial de custódia veterano, saiu de Valparaíso (GO) para aproveitar o atendimento do sindicato que estava mais perto dele. Lá, ele aderiu ao GDF Saúde, deu um check-up na audição, teve uma sessão de massoterapia e recebeu assistência jurídica. 

“Foi uma oportunidade também de rever os colegas e os diretores do sindicato, que foram muito receptivos com todos. Na minha opinião, ações como essa tendem a unir mais a categoria, principalmente os veteranos que acabam ficando mais distantes depois de se aposentar”, afirmou o Assis, como é conhecido na PCDF.

Diretoria se reuniu com policiais civis da 33ª DP para esclarecer sobre a atuação do sindicato nas demandas da categoria

Ao longo da tarde, os dirigentes sindicais convidaram os policiais civis da 33ª DP a participarem de uma reunião no local. Na ocasião, os diretores apresentaram um panorama das conquistas do primeiro ano da gestão, explicaram como está sendo a atuação do sindicato política e juridicamente na luta pela recomposição salarial e pela garantia da assistência à saúde, com a possível derrubada do Veto 27. 

Alex Galvão, presidente do Sinpol-DF, explicou aos policiais civis da unidade a importância da união da categoria para que esses pleitos sejam conquistados. “Mais do que nunca é necessário compreender que o sindicato não é a diretoria, o sindicato é a categoria, todos nós. Estamos ali para representar e defender os direitos dos policiais civis do DF, mas a luta é de todos nós”, declarou. 

Além de Galvão e Sueli, estiveram presentes no evento os diretores Carlos Saraiva, Márcia Pimentel, Diego Vaz e Vanderlei Malta.

Filiação