Tramontini será candidato a vice na chapa das eleições da OAB-DF; eleições ocorrem em novembro deste ano | Fotos: Rayan Ribeiro

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) recebeu na manhã da última quarta, 20, integrantes do movimento “Respeita a Ordem”, que está em processo de construção de uma chapa para as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF).

Nesse grupo, a advogada Thais Riedel será candidata à presidente e terá como vice o advogado Pierre Tramontini, sócio do escritório Tramontini Advocacia, um dos que integra o corpo de assistência jurídica aos sindicalizados.

A comitiva foi recebida no Sinpol-DF pelo presidente, Alex Galvão, e pelo vice, Enoque Venâncio. Thais e Tramontini apresentaram o grupo e discutiram como, em um futuro mandato, a Ordem e o sindicato podem se alinhar.

Ambos defendem um melhor diálogo entre as entidades e o fortalecimento da relação entre policiais civis e advogados. “A polícia e a advocacia tem convergência em vários pontos e é um compromisso nosso aprofundar o diálogo entre as duas categorias”, defendeu Tramontini.

Grupo defendeu fortalecimento do diálogo entre as duas entidades

O advogado, inclusive, resgatou a sua trajetória profissional para destacar a ligação que possui com os policiais civis – e, por tabela, com o Sinpol-DF. “A relação que tenho com essa categoria é antiga. Muito do que sou profissionalmente eu devo aos policiais civis. Aqui no Sinpol temos uma fonte de muito diálogo e transparência e, por isso, fiz questão de vir aqui”, ponderou.

“Hoje, percebemos que o que nos diferencia é ter uma instituição de classe atuante como é o sindicato dos policiais civis. Essa diretoria tem feito um trabalho duro, que eu sou testemunha. OAB, PCDF e Sinpol precisam estar em diálogo permanente”, completou Tramontini.

Em coro ao discurso de Tramontini, Thaís ressaltou que também tem uma longa trajetória de advogar para os servidores públicos. Assim, ela reiterou o compromisso de, vencendo as eleições para a OAB-DF, fortalecer a relação institucional entre a entidade e o sindicato.

“Essa é uma caminhada coletiva. O diálogo é muito importante e, por isso, defendo uma soma de esforços entre essas duas entidades. Cada um tem seus objetivos, mas defendemos classes que se relacionam diariamente; quanto mais estreitarmos a nossa relação, será melhor”, disse.

Movimento “Respeita a Ordem” está construindo chapa para as eleições das OAB-DF

O grupo debateu sobre propostas que podem impactar diretamente os policiais civis veteranos que optam pela advocacia. Thais e Tramontini anunciaram que, nesse caso, pretendem implantar a cobrança da anuidade de forma escalonada, assim como ocorre com os advogados iniciantes.

“Essa interação é fundamental porque policiais e advogados são peças de uma mesma engrenagem. É preciso não só fortalecer, mas respeitar a relação institucional que há entre as duas classes profissionais e entre a PCDF e a OAB. Há várias questões em que podemos trabalhar juntos e elas envolvem não só o apoio a esses policiais civis veteranos que passam a advogar, mas ao fortalecimento das duas entidades de classe”, defendeu Alex Galvão, presidente do Sinpol-DF.

“Para o Sinpol, é importante manter as portas abertas a organizações e pessoas com quem possamos construir um diálogo franco e honesto que envolva questões que impactam os policiais civis e a sociedade”, completa.

O prazo para registro das chapas da OAB-DF termina nesta sexta, 22. As eleições ocorrerão no dia 21 de novembro.

Filiação